Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.
As costela flutuantes recebem esse nome pois não estão ligadas ao esterno. ... As costelas verdadeiras tem ligação direta ao osso esterno, as costelas falsas estão ligadas indiretamente ao esterno e as costelas flutuantes não estão ligadas, por isso seu nome característico.
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.
Saiba mais sobre a dor nos flancos, aquela dor lateral que acontece depois de um exercício físico. Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”.
Hipocôndrio direito é um das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se acima da cintura, mas abaixo do tórax, na região das costelas (9ª à 12ª), à direita do epigástrio, no terço mais cefálico. Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o fígado e a vesícula biliar.
Quadrante inferior direito: apendicite, doença de crohn, doenças ginecológicas (ruptura de cisto de ovário, gravidez ectópica, DIP), causas renais (litíase, pielonefrite).
A dor no pé da barriga é uma queixa muito recorrente nos consultórios médicos. É um tipo de dor abdominal que pode estar relacionada a diversas condições de saúde e sinalizar desde o início de uma menstruação até gravidez e doenças mais graves como a endometriose.
Síndrome do intestino irritável Esse é um problema que causa movimentos desordenados da parede do intestino. Suas causas são variadas e os sintomas incluem forte cólica abdominal – que pode ser sentida no pé da barriga.
A dor neuropática é uma sensação de incômodo evidente. Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.