A abertura dos portos às Nações Amigas significou o fim do exclusivismo metropolitano, já que o Brasil poderia comercializar com outras nações além de Portugal, pois antes da vinda da família Real para o Brasil, através do Pacto Colonial o Brasil só poderia comercializar com a metrópole portuguesa.
Em 1810 foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação e um último que tratou da regulamentação das relações postais entre os dois reinos. Esses tratados quebraram o monopólio português em nome do liberalismo, e feriram em cheio os interesses lusos, além de humilhar a soberania portuguesa.
Resumo sobre a abertura dos portos A abertura dos portos foi o fim do Pacto Colonial, ou seja, o fim do exclusivismo português sobre a economia brasileira e a comercialização de produtos europeus.
O termo "Abertura dos Portos" representa um ato realizado por Dom João VI cujo objetivo foi liberar os portos do Brasil para o comércio com nações amigas. Uma das princiapais nações consideradas "amigas" foi a Inglaterra, ocasionando assim, o fim do monopólio comercial que existia entre o Brasil Colonia e Portugal.
A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. ... Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias.
Resposta: Olá. Explicação: O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia de declarava o fim do Pacto Colonial, que proibia os demais países a fazer negócio com o Brasil, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.
A partir da assinatura do Tratado,deu-se fim ao exclusivismo comercial metropolitano e as tachas de importação passaram a ser menores,principalmente aqueles produtos que eram ingleses.
A Impressão Régia do Rio de Janeiro foi criada pelo decreto de 13 de maio de 1808 para dar continuidade na nova sede do império português ao trabalho executado pela sua homônima lisboeta. Estava subordinada à Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, então sob a responsabilidade de d. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Resposta:o. objetivo foi que liberou os portos brasileiros as nações amigas. a carta ordenava que todas as mercadorias fossem adimitidas nas alfândegas do Brasil transportadas.
Resposta: 1- O objetivo foi que liberou os portos brasileiros às nações amigas. a carta ordenava que todas as mercadorias fossem admitidas nas alfândegas do Brasil transportadas.
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica.