1) Para Skinner, a punição é a forma mais conhecida de controle do comportamento humano. ... Apesar de haver a punição, deve-se utilizar o reforço para o efetivo controle do comportamento humano, ou seja, recompensar (de maneira positiva) quando um comportamento desejado é realizado.
Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.
“O que é o Amor se não outro nome para reforçamento positivo?” Em ambos os casos o efeito do reforço será o mesmo: ele será responsável pelo aumento da probabilidade de resposta, ou seja, eventos que são reforçados no passado têm a probabilidade de ocorrer no futuro. ...
Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas. Skinner focaliza suas análises nos subprodutos indesejáveis produzidos por essa técnica.
A JURISPRUDÊNCIA ENCONTRA-SE PACIFICADA NO SENTIDO DE QUE, POR SE TRATAR DE PUNIÇÃO SEVERA, DEIXANDO SEQÜELAS NA VIDA PROFISSIONAL DO TRABALHADOR, A JUSTA CAUSA DEVE SER ROBUSTAMENTE COMPROVADA, DE MODO A DEIXAR INDUVIDOSO O ILÍCITO IMPUTADO AO EMPREGADO.
Punição positiva (também conhecida como "punição por estimulação contingente") ocorre quando um comportamento (resposta) é seguido por um estímulo aversivo. Exemplo: dor de uma surra, que muitas vezes resultaria em uma diminuição nesse comportamento.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 3 Que expressa rigor ou severidade: Olhar severo. 4 Intransigente ou inflexível nas decisões, na disciplina ou no governo: Uma escola severa. 5 Que se caracteriza pela intolerância; duro, implacável: Medidas severas, punição severa.
Como parar de se punir por ter feito uma má escolha
Para começar, você deve reconhecer que o auto-castigo pode estar profundamente enraizado. De fato, você pode sentir a necessidade de se castigar ainda mais quando descobrir o quão profundamente ela calou sua dor. Mas isso não deve lhe impedir, e você deve ser sincero consigo mesmo.
Para os absolutistas, pena (castigo) é a retribuição ao mal praticado (crime), ao passo que, para os relativistas, pena é prevenção e, por isso, consiste em evitar a prática de crimes, tanto por meio de intimidação geral (ameaça) como de tratamento (reeducação ou ressocialização) ao criminoso.
Acto ou efeito de se punir a si próprio.
O sentimento de culpa é muito forte e jamais deve ser guardado dentro de si. Isso porque ele é o único responsável por causar doenças emocionais. As consequências podem ser graves e incluem: depressão, tratar mal os outros, estar continuamente encontrando culpados para tudo, vício em drogas e isolamento.
adjetivo Que não demonstra indulgência; exigente, inflexível, rigoroso: pai severo. Que se define por ser muito duro, rígido. ... Que tem um comportamento impecável; que não pode ser alvo de repreensão nem de censura; digno.
3 dura, rude, implacável, inexorável, intransigente, ríspida, rigorosa, autoritária.
Significado de Severidade substantivo feminino Qualidade do que é severo; em que há rigor e austeridade.
O contrário de severidade é: 1. benevolência, clemência, lenidade, doçura, complacência, benignidade, misericórdia, bondade, condescendência, mole, ostentação, mansidão, tolerância, ternura, brando, transigência.
1. Falar em voz alta e em tom de repreensão. 2. Repreender gritando.
pico, acidez, acritude, agrura, acridez, pique, excitamento, excitação.
SEVERO. É comum dizer-se doença severa ou forma severa de determinada doença, com o sentido de mau prognóstico. Também se emprega severo (a) para caracterizar a maior intensidade de um sintoma. Ex.: tosse severa, diarréia severa, hipertensão severa etc.