El saludo con 3 dedos ha sido un símbolo utilizado en diversas culturas y contextos a lo largo de la historia, pero fue popularizado en la cultura popular gracias a la saga de películas «Los Juegos del Hambre». Este gesto ha sido utilizado por grupos políticos y sociales como una forma de protesta o resistencia, y ha sido adoptado por movimientos juveniles como símbolo de unidad y solidaridad.
Se quiser convidar um russo para tomar uma cerveja, é fácil: basta bater de leve na garganta com seu dedo indicador. O gesto indica “vamos tomar um drinque”. Passar o polegar na garganta, por outro lado, significa algo como “Basta” ou “Chega disso”. Esticar a mão esquerda atrás da cabeça e encostar na orelha direita pode ser interpretado como “Isso está ficando muito complicado”.
Dois especialistas em linguagem corporal, Allan e Barbara Pease escreveram uma série de livros sobre a importância desse componente na hora em que nos comunicamos. Segundo os autores, em uma interação, até 90% da opinião alheia é formada nos primeiros quatro minutos, e 60% a 80% dessa impressão é não verbal.
El saludo de tres dedos, con el que los manifestantes tailandeses desafiaron al cortejo real esta semana, proviene de la serie de películas “Los Juegos del Hambre” y se volvió un símbolo de protesta en los últimos años.
Nesse caso, a comunicação corporal pode ser a diferença entre um resultado positivo ou não. Além disso, as possibilidades de network em viagens corporativas podem se tornar muito mais amplas ao entender os hábitos das pessoas com quem você vai negociar.
O sinal de dois com a palma da mão virada para fora remete ao V de Vitória, utilizado em guerras como algo positivo, de que a batalha foi ganha. Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a disseminar o sinal, pois costumava fazê-lo após vitórias sobre as forças alemãs.
Você provavelmente já viu alguém torcendo para que algo desse certo cruzar os dedos indicador e médio. Aqui no Brasil, esse gesto significa um desejo de sorte. Também pode ser feito para si mesmo, ao contar uma mentira, como uma forma de “não ser punido” pela mentira.
Ao levantar o polegar estamos indicando que está tudo bem, que está OK. No entanto, este gesto não significa a mesma coisa em todos os lugares. No Oriente Médio, por exemplo, é melhor evitar usá-lo porque significa que você enfiaria o dedo no ânus da pessoa para a qual faz o gesto.
En el apartado anterior explicábamos que el signo V con la mano significa victoria o paz. Pero, ¡cuidado! Si hacéis este signo al revés, es decir, con la palma de la mano mirando hacia vosotros, en el Reino Unido, Australia, irlanda y Nueva Zelanda es un insulto y significa "que te den"
Na Alemanha e no Brasil pode ser interpretado como um gesto muito obsceno que faz referência ao ânus. Muitas vezes ele é usado de forma irônica para dizer que algo estava horrível. Enquanto no Japão significa dinheiro e na França costuma significar zero ou inútil.
Se algum mexicano bater com a palma da mão no cotovelo do outro braço, ele provavelmente estará te chamando de pão-duro. Levantar o braço com a palma da mão virada para o rosto quer dizer obrigado. E juntar os dedos das mãos, virá-las para cima e balançá-las representa “muito” de alguma coisa.
El saludo de 3 dedos se ha convertido en un símbolo de resistencia, libertad y solidaridad en distintos contextos. En Tailandia, se utiliza como una forma de oposición contra la dictadura militar y la represión política. En otros países, se ha utilizado como un símbolo de resistencia contra regímenes autoritarios y opresivos.
O Peru conta com alguns gestos bastante significativos em sua cultura. Balançar o dedo na frente do nariz, por exemplo, indica que a pessoa de quem se está falando é rica e bonita. Apontar para uma pessoa e depois para a porta é entendido como uma piada bem-humorada, significando “ele já foi embora”. E encostar a mão na testa com os dedos juntos quer dizer “não entendi”.
Este sinal, na maioria dos países é considerado insultante para chamar alguém. Já que é uma maneira extremanete rude de pedir que alguém venha até você. Nos Estados Unidos, porém, significa simplesmente "venha aqui" e não tem outra conotação.
Estender a palma da mão em direção a outra pessoa é lido como “pare”, sendo, inclusive, utilizado por guardas de trânsito no Brasil. No entanto, há países em que o gesto é entendido como uma forte ofensa.
Já em outros países, como Alemanha, Áustria e Suíça, ele pode indicar apenas o numeral “um”, já que, nesses locais, se começa a contar a partir do polegar. Mas dificilmente isso será entendido como ofensa nesses países. Por outro lado, no Irã e no Iraque, o joinha é visto como uma ofensa, similar a mostrar o dedo no meio aqui no Brasil.