Significado de Desci Baixar de valor; cair: as apólices desceram.
Desci é um Verbo, pretérito perfeito do indicativo 1a pessoa singular de descer;
Portanto, as duas escritas são usadas na língua portuguesa, porém o termo “desse” se refere a entregar algum a alguém, já a escrita “desce” refere-se a “ir para baixo”.
Conjugação do verbo "descer"
O verbo descer é um verbo foneticamente regular que apresenta uma pequena irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante c para a consoante ç antes da vogal a e da vogal o, para manutenção da sonoridade: eu desço, que tu desças, desça ele,...
O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.
A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido....Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação.
Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo. Irá ela fazer o que disse? Um operador irá responder à sua consulta no menor tempo possível. ... Vai é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo.
Vais - é o verbo ir conjugado na 2. ª pessoa do singular, no presente do indicativo. ... Vás - é o verbo ir conjugado na 2. ª pessoa do singular, isto é, no presente do conjuntivo (subjuntivo para o Brasil).
Se pretender colocar a acção no passado em relação ao presente, deverá utilizar o Pretérito Perfeito (“fui”): “Penso que fui uma criança feliz.” O mesmo, se pretender relatar, narrar acontecimentos passados, em sequência: “Eu ri, brinquei, convivi, enfim, fui uma criança feliz.” O Pretérito Perfeito Simples indica uma ...
Resposta: Estava, indica um estado passageiro, que já passou. Era, indica um estado permanente porém no passado.
A palavra passado é uma flexão verbal do verbo PASSAR.
A diferença é que "era" é pretérito imperfeito do indicativo do verbo ser e "fui" é pretérito perfeito do verbo ser e também pretérito perfeito do verbo ir. Pretérito imperfeito é algo que estava ocorrendo, já o pretérito perfeito é algo que já aconteceu.
Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.
As palavras tinha e era, extraídas do texto, marcam o tempo presente. futuro. indicativo. futuro do pretérito.
170), uma garantia individual (art. 5º, XXII), mas que deverá cumprir com sua função social (art. 5º, XXIII). O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).
A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.
Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.
O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.
Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.
Os verbos no tempo do pretérito perfeito do modo indicativo são utilizados na seguinte situação enunciativa: - declaração de fatos inteiramente concluídos, localizados no passado de maneira enfática; Exemplo: Chegou em sua casa, foi ao seu quarto nos fundos da casa, deitou-se e dormiu.
Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
Pretérito perfeito: O chefe pôde indicar seu sucessor. Pretérito imperfeito: O chefe podia indicar seu sucessor. Pretérito mais que perfeito: O chefe pudera indicar seu sucessor.
5 frases no preterito imperfeito
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.
Verbos regulares da 1.ª conjugação
No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.