EQST

O Que Sexualidade Segundo O Que Foi Proposto Por Freud Em Trs Ensaios Sobre A Teoria Da Sexualidade?

O que é sexualidade segundo o que foi proposto por Freud em Três ensaios sobre a teoria da sexualidade?

Foi no segundo dos “Três ensaios de sexualidade” das obras completas, que Freud postulou o processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo encontra o prazer no próprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a função sexual está intimamente ligada à sobrevivência. ... Este controle é uma nova fonte de prazer.

O que são os três ensaios de Freud?

Segundo esse autor, a seqüência apresentada nos Três ensaios (dor-excitação-prazer preliminar) fornecerá uma chave central à compreensão das diferentes formas de perversão masoquista, que, a seu ver, "é apenas uma exacerbação e uma fixação de uma dimensão muito importante da sexualidade humana, ab origine." (Laplanche, ...

O que é o autoerotismo Freud?

Autoerotismo é, numa perspetiva psicanalítica, a fase de amor próprio da sexualidade infantil, o estádio de desenvolvimento emocional em que o prazer sexual é adquirido somente através da experiência subjetiva. ... Para Freud, o autoerotismo era essencial, pois permitia fundar a teoria das psicoses.

Quais são as zonas Erogenas segundo a perspectiva psicanalítica?

Segundo o dicionário de psicanálise (1981), para Freud (1905) qualquer região do revestimento cutâneo-mucoso pode funcionar como zona erógena. ... Essas zonas erógenas são fontes de diversas pulsões parciais (auto-erotismo) e determina com maior ou menor especificidade certo tipo de meta sexual, que são fontes de prazer.

O que Freud dizia sobre sexualidade?

Para Freud a sexualidade humana não é em nada instintiva. Ele afirma que o ser humano, desde a infância, busca prazer e satisfação de variadas formas. A busca pelo prazer não se direciona apenas aos órgãos genitais e a reprodução não é seu único objetivo.

O que é auto Eurotismo?

1. Prazer sexual sem estímulo. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoerotismo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-erotismo.

O que é o narcisismo secundário?

“Já o narcisismo secundário se define como o investimento da imagem do eu, sendo essa imagem constituída pelas identificações do eu com as imagens dos objetos” (LE POULICHET, 1997, p. ... Dessa maneira, o narcisismo secundário pode ser entendido como um retorno ao “eu” e aos “objetos”.

O que é narcisismo em psicanálise?

O conceito de narcismo: Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e desse modo nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

O que significa dizer que o corpo para a psicanálise e um corpo fantasmático?

Quando dizemos que o corpo na psicanálise é mapeado por uma anatomia fantasmática, é no sentido de mostrar sua diferença em relação à anatomia clínica. O corpo fragmentado da psicanálise é herdeiro da anatomia clínica, mas a subverte, substituindo completamente os seus parâmetros.

Porque Freud abandonou o método catártico?

Essa técnica consistia em pressionar a testa do paciente na tentativa de trazer ao consciente os conteúdos inconsciente. Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes.

Quem criou o método catártico?

Freud Apesar de o método catártico poder ser considerado como um precursor da psicanálise, ele foi apenas um aprimoramento da hipnose, procedimento utilizado na época para o tratamento das doenças nervosas. Foi Freud quem introduziu as inovaçoes técnicas que transformariam o método catártico na psicanálise.

O que é amor objetal?

O amor objetal anaclítico é característico do masculino, exibindo acentuada valorização sexual que se origina do narcisismo primário, correspondendo a uma transferência desse narcisismo para o objeto sexual.

Qual a diferença fundamental entre pulsão trieb e instinto Instinkt?

PulsãoTrieb: grafado de maneira semelhante ao verbo trieben – ação de impelir. Trieb: impulsão, fazer avançar à força; empurrar, impulsionar; força motriz (usado na física e na engenharia); impulso da força instintual (instinkt).

O que é o narcisismo secundário para Freud?

O narcisismo secundário designa um retorno ao eu da libido retirada dos seus investimentos objetais” (Laplanche e Pontalis, 1992: 290). ... Em 1914, Freud dá a entender claramente a existência de dois narcisismos, um narcisismo primário e um narcisismo secundário.

O que o narcisismo expressa?

Uma pessoa narcisista expressa seu desdém e menosprezam as demais a fim de preservar sua própria imagem, dificultando qualquer tipo de relacionamento. Arrogância, orgulho, pedantismo, vaidade, esnobismo. ... As pessoas com esse transtorno podem ser difíceis de lidar.