A síndrome antifosfolípide (SAF) é uma doença autoimune caracterizada pela ocorrência de eventos trombóticos em qualquer leito vascular e de eventos gestacionais, na presença dos anticorpos antifosfolípides (aPL) persistentemente positivos.
A SAF pode acontecer em qualquer idade e em ambos os sexos, no entanto é mais frequente em mulheres entre os 20 e 50 anos. O tratamento deve ser estabelecido pelo clínico geral ou reumatologista e tem como objetivo prevenir a formação de trombos e evitar complicações, principalmente quando a mulher está grávida.
Teoricamente, os paciente com artrite reumatóide podem usar qualquer anticoncepcional, isto é, seja um progestágeno puro ou combinado com etinilestradiol. O fato de usar corticóide não a impede de usar anticoncepcional.
No Lúpus, os anticoncepcionais que podem ser usados são aqueles derivados da progesterona. Os anticoncepcionais a base de estrógeno são totalmente contra-indicados, pois podem desencadear crises da doença. O importante é você estar sempre em acompanhamento com o seu Reumatologista e com seu ginecologista.
- Evite sal e açúcar em excesso. - Evite frituras, embutidos, alimentos muito condimentados e processados. - Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. Prefira sucos de frutas.