EQST

O Que Representa O Forame Oval Na Circulaço Fetal?

O que representa o forame oval na circulação fetal?

Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica a veia umbilical com a veia cava inferior. Percorrendo a veia cava inferior, o sangue chega no átrio direito e é direcionado através do forame oval para o átrio esquerdo.

Como é a circulação fetal?

O sangue da mãe entra no feto através da veia do cordão umbilical. Ele vai para o fígado e se divide em três ramos. O sangue, então, chega à veia cava inferior, veia principal ligada ao coração.

Qual a diferença entre circulação fetal e neonatal?

A circulação fetal é bastante diferente da circulação após o nascimento, pois, no feto, a troca do gás carbônico pelo oxigênio na hemoglobina ocorre na placenta.

Como funciona a circulação Uteroplacentária?

Durante a gestação, trocas nutricionais e gasosas ocorrem na placenta, interface física entre mãe e feto. Para garantir o crescimento, o desenvolvimento e a sobrevivência intra-uterina, a placenta induz modificações circulatórias que acabam por direcionar ao útero maior volume de sangue.

Como ocorre a transição da circulação fetal para a neonatal?

A transição da vida fetal para a neonatal é caracterizada por uma série de eventos fisiológicos, como a substituição do conteúdo alveolar líquido por gasoso, o aumento intenso do fluxo sanguíneo pulmonar e alterações nos desvios ou shunts intra e extracardíacos (forame oval, ducto arterioso e venoso).

Por que não há circulação entre o sangue materno é o sangue do feto?

O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sangüíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares.

O que acontece se o forame oval não fechar?

Em alguns casos, entretanto, a existência do forame oval patente pode causar a passagem de coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo, o que pode acarretar problemas como, por exemplo, o derrame cerebral (acidente vascular cerebral). O derrame cerebral pode ser causado por vários motivos.

Quais são então os principais eventos que ocorrem durante a transição da circulação fetal para a pós Natal?

A transição da vida fetal para a neonatal é caracterizada por uma série de eventos fisiológicos, como a substituição do conteúdo alveolar líquido por gasoso, o aumento intenso do fluxo sanguíneo pulmonar e alterações nos desvios ou shunts intra e extracardíacos (forame oval, ducto arterioso e venoso).

Quando o feto recebe sangue?

Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sangüíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe.

Quando o sangue da mãe se mistura com o do feto?

A eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica perinatal, ocorre quando existe uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê.