A cirurgia de recobrimento radicular, utilizando um enxerto de gengiva, poderá ajudar a reparar o defeito gengival, prevenir uma futura progressão da recessão e evitar o aparecimento de cárie dentária. ...
A cirurgia para retração gengival pode ser realizada de duas formas. Na técnica simples, os tecidos retraídos são descolados e reposicionados na sua posição original. Na segunda, o periodontista utiliza-se de um enxerto de gengiva para recuperar casos mais complexos e extensos.
Uma técnica muito conhecida é o enxerto gengival livre, proposta em 1968, na qual é removida uma parte do tecido do céu da boca e realocada na região da retração.
O enxerto gengival pediculado é um procedimento indicado para pequenos recobrimentos. Isso porque o tecido que cobre a raiz dos dentes é proveniente da gengiva do dente adjacente. Nesses casos, pequenas incisões são realizadas na porção mais superficial e epitelial da gengiva, próxima da área a ser recoberta.
A perda do enxerto do gengiva durante o pós-operatório é o problema mais comum. Quando acontece, suas complicações são raras e o procedimento pode ser realizado novamente passados alguns meses da cicatrização local.
É importante reforçar a necessidade de o paciente escolher um profissional capacitado para fazer o enxerto gengival, que apesar de ser um procedimento que dura meia hora, em média, requer muita habilidade.
Depois de realizado o enxerto de gengiva, a camada superficial de gengiva do palato é reposicionada e suturada, permitindo o fechamento total da ferida. Enxerto de gengiva livre: semelhante a um enxerto de gengiva de tecido conjuntivo, o enxerto gengival livre também tem como área doadora a região do palato.
Quanto custa uma cirurgia de enxerto ósseo? É um pouco difícil afirmar um valor exato para essa cirurgia, pois o pode valor variar de acordo com cada profissional e o local onde será realizado o procedimento. No entanto o preço do enxerto ósseo dentário pode custar entre R$ 500,00 e R$ 2.
Restrições a alimentos quentes, sólidos e fibrosos são essencias nas primeiras 24 horas nos procedimentos convencionais, e nas primeiras 48 horas nas cirurgias com enxertos gengivais. O tempo exato para os cuidados alimentares são estabelecidos pelo dentista e dependem da localização e extensão da área operada.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
As compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante até 24 horas para evitar possíveis inchaços.
- Evitar falar, abrir a boca o mínimo possível no primeiro dia. Manter uma gaze sobre a região ferida nos primeiros minutos após a extração. - Evitar exposição ao sol, não praticar exercícios físicos e não tomar banho muito quente. - Não fumar, não ingerir álcool.
A mesma proibição vale para bebidas alcoólicas. Após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e forno/fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções.