1. Defender ou defender-se com escudo. 2. [Figurado] Proteger, amparar.
O escudo (do latim scutu) é uma arma defensiva que consiste essencialmente numa chapa de metal, madeira ou couro usada para se proteger de golpes inimigos. A sua origem é difícil de datar.
1° Símbolo do Flamengo: O escudo a cima foi o primeiro da história do Clube de Regatas do Flamengo. Com o passar do tempo, o escudo foi evoluindo e sendo modificado, e mais tarde acabou por se tornar o atual escudo de remo do clube, conhecido por suas cores, vermelho, preto e dourado.
O escudo do soldado romano era feito de duas camadas de madeira, revestidas com linho e couro, e envolvidas com ferro, dessa forma o protegia no combate protegendo dos dardos e das espadas. Na nossa armadura espiritual o escudo que nos protege é a fé. ... Esta fé que nos protege dos dardos inflamados do maligno.
A altura ideal de um recruta para infantaria, ou cavalaria, variou entre 1,72 e 1,77 metros de altura, embora não eram rejeitados aqueles mais baixos, mas tinham que ser fortemente constituídos. No final do Império a exigência de altura caiu para 1,65.
O escudo foi criado em 22 de maio de 1911, cinco meses após a Proclamação da República, por decreto do Governo Provisório. O ministro das Finanças era, então, José Relvas.
Escudos: 1913 – Desde a fundação até 1913, o Timão não usava escudo nas camisas. O primeiro foi feito para a disputa na vaga da Liga Paulista e utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista.
1911-12
O primeiro foi feito apenas em 1913, para a disputa na vaga da Liga Paulista. O escudo pioneiro do Timão utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista. Dois anos depois foi acrescentada a letra "S", e só em 1916 o formato circular presente até hoje foi atribuído.
Esta versão foi criada pelo pintor modernista Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador do Corinthians no ano de 1922.
Sport Club Corinthians Paulista – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nesta quinta-feira (01), o Corinthians completa 106 anos de vida. ... Para isso, o Timão bordou pela primeira vez em seu manto o lendário CP, que possuía dois significados: Clube do Povo ou Corinthians Paulista.
Logo, as tradicionais cores do Timão – preto e branco – só foram adotadas oficialmente 3 anos depois de sua fundação, como mostra a fotografia mais antiga do time, do Campeonato Paulista de 1913, com os jogadores vestindo camisas e calções brancos.
As estrelas simbolizavam títulos conquistados pelo Timão ao longo da história. As quatro menores representavam conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 1990, 1998, 1999 e 2005. Já a maior, que se posicionava no centro, acima das outras, era uma referência ao Mundial de 2000.
“Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, ou seja, a esperança na tempestade. Por esse motivo, ela simboliza também o conflito entre o sólido (a terra) e o líquido (a água).” Resumidamente, a âncora é um símbolo que significa a segurança e a estabilidade.