As propriedades mecânicas definem o comportamento do material quando sujeitos à esforços mecânicos, pois estas estão relacionadas à capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforços aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolável.
Resiliência é a capacidade de absorção de energia do material quando a tensão aplicada é retirada após uma deforma- ção elástica. O módulo de resiliência Ur representa a energia por volume neces- sária para tencionar o material até seu limite de escoamento.
As propriedades da matéria são as características físicas ou químicas que nela existem e servem para diferenciar os materiais. As propriedades podem ser classificadas em gerais e específicas que, por sua vez, se dividem em: químicas, físicas, organolépticas e funcionais.
Os ensaios mecânicos são métodos utilizados para medir uma série de fatores com o objetivo de entender o comportamento do material com que se trabalha. Isso é feito por meio da análise de suas propriedades mecânicas em várias condições de uso.
Plasticidade é a propriedade de um corpo que lhe permite mudar de forma ao ser submetido a uma tensão. ... Em outras palavras, plasticidade é quando o material se deforma e fica deformado, não volta ao normal.
Qualidade de plástico, do que pode tomar ou receber diferentes formas pela moldação ou modelação.