Antes da refeição: Imediatamente antes de comer (chamada de medida pré-prandial); 1 hora após a refeição: 1 hora após dar a primeira “garfada” (chamada de medida pós-prandial); 2 horas após a refeição: 2 horas depois de dar a primeira “garfada” (igualmente chamada de medida pós-prandial);
Glicemia pré-prandial. Teste feito antes das refeições, como almoço e jantar. Muito importante para pacientes diabéticos que utilizam insulina ou medicação oral, mas pouco útil na avaliação em pessoas sem diagnóstico. Valores desejáveis ficam entre 80 e 130 mg/dl.
Algumas dicas para evitar que a taxa de açúcar no sangue se descontrole são: Comer em intervalos regulares de 3 horas pequenas refeições; Não comer doces concentrados ou frutas isoladas como uma refeição; Fazer alguma atividade física como caminhadas após as refeições principais e não ir dormir ou deitar.
Para ter certeza, pergunte ao seu médico com que frequência você deve verificar sua glicose no sangue. Se você está tratando o diabetes através de dieta, exercício e/ou medicação oral, recomenda-se verificar o seu nível de glicose no sangue pelo menos duas vezes por dia.
Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia; Espetar o dedo com a agulha do aparelho; Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste; Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.