Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
A percepção auditiva poderia ser definida como a capacidade para receber e interpretar informações que chegam aos ouvidos através das ondas de frequência transmitidas pelo ar ou outros meios.
Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo.
Audição nos vertebrados. Vertebrados possuem uma orelha interna com um aparelho vestibular, o qual inclui órgãos do equilíbrio e, somente em tetrápodes, a cóclea (o órgão auditivo). ... Ondas sonoras são transmitidas para a orelha interna e causam modificações na endolinfa, que são percebidas por células sensoriais.
Audição
As frequências agudas (altas) actuam sobre a membrana basilar da base da cóclea e as frequências graves (baixas) sobre sobre a região apical. Esta distribuição de frequências denomina-se tonotopia coclear.
A Trompa de Eustáquio ou Tuba Auditiva (TA) liga o ouvido médio à nasofaringe e é composta por uma parte cartilaginosa, próxima à nasofaringe e muito variável anatomicamente, e uma óssea, próxima à orelha média.
5 formas simples para desentupir os ouvidos
O paciente deve mover sua mandíbula para frente e para trás, para um lado e para outro; soprar suavemente com a boca e o nariz fechados; engolir um líquido enquanto fecha o nariz ; usar compressas quentes sobre o ouvido para aliviar a dor, se houver; fazer aplicação nos ouvidos de óleo aquecido com alho (ação anti- ...
Cerumin é um remédio que serve para tirar o excesso de cera do ouvido, e que pode ser comprado sem receita médica, em qualquer farmácia. Seus princípios ativos são a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante e a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos.
Não é necessário limpar o ouvido com frequência. Caso não esteja causando nenhum tipo de problema de audição, a limpeza torna-se dispensável pois provocará apenas o ressecamento e coceira nos canais.