EQST

O Que Os Padres Apologistas Defendiam?

O que os padres apologistas defendiam?

A filosofia dos Padres Apologistas é marcada pela defesa ou enaltecimento da fé cristã. Eles defendiam o cristianismo como uma prática filosófica superior ao pensamento estruturado pelos filósofos greco-romanos.

Qual era a filosofia de Jesus Cristo?

Filosofia cristã é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo do século II aos dias de hoje. Esta filosofia surgiu com o intuito de unir ciência e fé, partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação cristã.

Como o platonismo influenciou o cristianismo?

Filosofia platônico-cristã refere-se a duas correntes presentes na Filosofia da Idade Média, seu principal representante fora Santo Agostinho, as duas correntes são: por um lado, à apropriação da filosofia platônica pelos primeiros padres da Igreja Cristã (a chamada Patrística), e por outro, a um desenvolvimento " ...

Qual a influência de Platão e Aristóteles no desenvolvimento do cristianismo?

Platão e Aristóteles, os grandes pensadores da Antiguidade, também foram as principais influências da filosofia escolástica. Nesse período, a filosofia cristã alcançou um notável desenvolvimento. Criou-se uma teologia, preocupada em provar a existência de Deus e da alma. O método da escolástica é o método da disputa.

O que é Deus para Platão?

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

O QUE É O Problema dos Universais quais as soluções dadas a ele na Idade Média?

Problema dos universais (ou "querela dos universais") é a designação dada ao debate, sustentado pelos historiadores da filosofia, sobre questão de saber se os universais são coisas ou meramente palavras. ... Platão argumentou que, não só os universais eram reais, como só estes existiam verdadeiramente.

Como podemos conhecer alguma coisa?

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.

Qual foi a solução dada por Abelardo para o problema dos universais?

Discute-se a solução de Pedro Abelardo ao problema dos universais presente na Isagoge de Porfírio, em consideração à tríplice significação que Abelardo professa existir nos nomes universais, isto é, a sua significação real, a sua significação intelectual e a sua significação imaginária.

Quais os grandes conceitos universais?

O universal é um conceito metafísico que caracteriza uma propriedade ou uma relação que pode ser exemplificada por um número de coisas particulares diferentes. ... Por exemplo, cada coisa branca é um exemplar ou um espécime da propriedade da brancura; e cada coisa quadrada é um exemplar da propriedade da quadratura.

Qual a natureza dos universais?

Para os filósofos realistas, um universal é uma coisa, algo com existência real, embora imaterial. ... De acordo com esta posição, os universais tem existência independente e são diferentes dos particulares que os instanciam.

O que é o realismo moderado?

E o "realismo moderado" é a visão de que aquilo que é representado por ao menos algumas de nossas crenças seja objetivo, ou seja, lógica e causalmente independente de alguém ter concebido aquilo (interpretando 'conceber' de maneira ampla, abrangendo fenômenos psicológicos tais como assentimento, crença e percepção); ...

Qual desse filósofo e um dos principais representantes do realismo absoluto?

René Descartes (1596 – 1650)