EQST

O Que O Sistema Glicolitico?

O que é o sistema Glicolitico?

O sistema glicolítico, ou glicólise anaeróbia, envolve a quebra de carboidrato anaerobiamente para produ- zir energia. As gorduras e as proteínas não podem ser metabolizadas nesse sistema. O carboidrato (substrato) provém da glicose sangüínea ou do glicogênio estocado no fígado ou nos músculos.

O que é o sistema oxidativo?

Sistema Aeróbio ou Oxidativo envolve a oxidação dos ácidos graxos. Ambas as partes do sistema do oxigênio possuem o Ciclo de Krebs como sua via final de oxidação. A energia liberada pela desintegração das substâncias alimentares e quando a CP é desfeita, são utilizadas para refazer novamente a molécula de ATP.

O que é o sistema ATP CP?

- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.

Como funciona o sistema oxidativo?

3) SISTEMA OXIDATIVO Também utiliza glicose no processo, só que a diferença é a presença de oxigênio. Este sistema não produz ácido lático e utiliza gorduras na produção de ATP, a duração do esforço deve ser acima de 2 minutos até 3 horas e manter a intensidade de baixa a moderada.

Como ocorre o sistema Glicolítico?

A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico. ... Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.

O que limita o sistema Glicolitico e aeróbico?

Cada um é utilizado de acordo com a intensidade e duração dos exercícios. Eles são classificados em: ATP- CP , Sistema Glicolítico (Lático e Alático) e o Oxidativo (Aeróbico). ... O principal fator limitante na capacidade do sistema não é a depleção de energia mas o acúmulo de lactato no sangue.

Onde ocorre o sistema oxidativo?

Já em exercícios que duram mais que 2 minutos, a produção de ATP é assegurada maioritariamente pela mitocôndria, sendo esses esforços conhecidos como oxidativos ou aeróbios.

O que é sistema aeróbio oxidativo?

Aeróbio (oxidativo): fonte eficiente de energia com grande capacidade e duração. ... O sistema aeróbio (necessita de oxigênio no processo) é o que tem maior capacidade de produção de ATP para uma mesma quantidade de substrato, porém seu processo é mais lento e portanto não consegue disponibilizar energia instantaneamente.

Por que o sistema ATP CP produz ATP de forma limitada?

Quando a célula possui quantidade extra de ATP, grande parte da sua energia é utilizada para sintetizar CP, formando um reservatório de energia. ... Por este motivo, é limitada no tempo a capacidade de se manter os níveis de ATP ao longo do exercício de alta intensidade à custa da energia obtida da CP.

Qual a fonte de energia do sistema ATP CP?

A principal fonte de energia desse sistema é o carboidrato. Esse sistema fornece uma quantidade substancial de ATP, utiliza o oxigênio para gerar o ATP e é ativado para produzir energia, durante períodos mais longos do exercício. Fornece energia para exercícios de intensidade baixa para moderada.

Como é caracterizado o sistema aeróbio oxidativo?

Aeróbio (oxidativo): fonte eficiente de energia com grande capacidade e duração. ... O sistema aeróbio (necessita de oxigênio no processo) é o que tem maior capacidade de produção de ATP para uma mesma quantidade de substrato, porém seu processo é mais lento e portanto não consegue disponibilizar energia instantaneamente.

Por que os sistemas de energia ATP PCR e Glicolítico são considerados anaeróbios?

Sistema de Energia Anaeróbia Devido a ambos, ATP e PC serem compostos de fosfato de alta energia, eles são referenciados como fosfagênios e sistemas metabólicos nos quais estes compostos são usados para a liberação de energia para a contração muscular, também referido como sistema do fosfagênio.

Quais as diferenças entre os sistemas anaeróbio e aeróbio?

A principal diferença dos anaeróbicos para os aeróbicos é que, neste caso, os músculos não se utilizam do oxigênio para a queima de gordura. Nos anaeróbicos, é utilizado o carboidrato presente nas células para a produção de energia.

Onde ocorre a fosforilação?

Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.

Onde ocorre a respiração celular?

A respiração celular é um processo que envolve 3 etapas: Glicólise, que ocorre no citosol. Ciclo do ácido cítrico, que ocorre na matriz mitocondrial. Fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana mitocondrial interna.

Como funciona o sistema aeróbio?

Em um sistema aeróbio, as bactérias são usadas para pré-tratar águas residuais para descarte seguro. Essas bactérias usam o oxigênio e os resíduos bombeados para um tanque de armazenamento como fontes de energia para sua sobrevivência e crescimento.

Como o sistema ATP CP atua na produção Ressíntese de ATP?

Quando se começa a gastar o ATP na contração muscular, a energia da CP é rapidamente transferida de volta para o ATP (ressíntese do ATP) e deste para os sistemas funcionais da célula. ... Sendo assim, o mínimo gasto de ATP pela fibra muscular utiliza a energia proveniente da CP para a síntese imediata de mais ATP.

O que é sistema anaeróbio Alatico?

O sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema.