EQST

O Que O Retroperitnio?

O que é o retroperitônio?

Espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.

O que significa a palavra retroperitoneal?

Significado de Retroperitoneal adjetivo masculino e feminino [Anatomia] Situado atrás do peritônio. Etimologia (origem da palavra retroperitoneal). Retro + peritoneal.

O que tem no retroperitônio?

Os órgãos e estruturas examinados na ultrassonografia do retroperitônio são: pâncreas, rins, ureteres proximais, adrenais, linfonodos, diafragma, músculo psoas e vasos sanguíneos (aorta, veia cava inferior, artéria e veia mesentérica superior, artéria e veias hepáticas e esplênicas).

Para que serve o retroperitônio?

Com o exame de Ultrassonografia Com Doppler do Retroperitônio é possível avaliar órgãos e estruturas que se encontram no espaço retroperitoneal, como pâncreas, rins, glândulas adrenais e veia cava inferior.

O que é câncer no peritônio?

O câncer de peritônio é um tipo raro de tumor que surge no tecido que reveste toda a parte interna do abdome e seus órgãos, provocando sintomas semelhantes aos do câncer nos ovários, como dor abdominal, náuseas, barriga inchada e perda de peso sem causa aparente, por exemplo.

O que é ressecção de tumor retroperitonial?

Retroperitoneal refere-se a localização da lesão tumoral. É a região localizada junto à parede posterior do abdome e contém órgãos como os rins, ureteres e parte posterior do baço, linfonodos, vasos, etc. Há tumores que podem localizar-se nessa região e acometer o(s) órgão(s) aí sitiado(s).

O que é um sarcoma Retroperitoneal?

Os sarcomas, também chamados de tumores de partes de moles, podem acometer qualquer região do corpo e são divididos em sarcomas de extremidades (membros superiores e inferiores), retroperitoneais, pélvicos e da cabeça e pescoço. Um sarcoma é um tipo de câncer incomum que começa em tecidos como osso ou músculo.

Qual região do corpo fica o peritônio?

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).

Quais são as 5 grandes pregas Peritoneais?

Todas elas são produzidas pela presença de estruturas no tecido extraperitoneal:
  • ligamento umbilical mediano, resultante do úraco (estrutura embrionária que vai da bexiga ao umbigo) fibrosado, produz a prega umbilical mediana.
  • as a.a. umbilicais obliteradas produzem as pregas umbilicais mediais, uma de cada lado.
Mais itens...

O que causa fibrose Retroperitoneal?

A fibrose retroperitoneal geralmente é idiopática, mas pode também ser secundária ao uso de determinados fármacos, doenças malignas, infecções e cirurgia.

Qual o tratamento para fibrose Retroperitoneal?

O tratamento medicamentoso se faz com o uso de glicocorticoide, tamoxifeno, micofenolato mofetil, metotrexato, ciclofosfamida e azatioprina. Além do tratamento farmacológico, nos casos em que há comprometimento do ureter com obstrução do fluxo urnário, está indicada a abordagem cirúrgica.

O que causa câncer no peritônio?

As causas do câncer de peritônio não estão bem definidas, porém sabe-se que, em alguns casos, este tipo de câncer se desenvolve porque células cancerosas de outros órgãos chegam à camada que reveste o abdome, através da corrente sanguínea, e se multiplicam dando origem ao tumor.

Quais os sintomas de câncer no peritônio?

O câncer do peritônio pode ser totalmente assintomático. No entanto, dor abdominal, diarreia, náuseas, aumento da circunferência abdominal, ascite (fluído no abdômen), febre, perda de peso, fadiga, perda de apetite, anemia e distúrbios digestivos podem indicar a doença.