Este profissional deve ter a consciência de observar o indivíduo como um todo: coordenação motora ampla, aspecto sensoriomotor, dominância lateral, desenvolvimento rítmico, desenvolvimento motor fino, criatividade, evolução do traçado e do desenho, percepção espacial e visiomotora, orientação e relação espaçotemporal, ...
A Psicopedagogia institucional acontece nas escolas e tem por objetivo prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar. ... Assim, cabe ao psicopedagogo institucional, junto com a equipe escolar avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas.
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Como se vê seu objetivo é bastante diferenciado. Dependendo do conceito de avaliação que o psicopedagogo tenha, a avaliação psicopedagógica seguirá o mesmo modelo.
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
Fita de Möbius com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
A avaliação psicopedagógica requer um processo prévio de obtenção de dados e informações sobre o que pretendemos conhecer e melhorar. ... Portanto, que a avaliação psicopedagógica é um processo dinâmico, contínuo e preventivo; e, na escola, em particular, é compartilhado por diferentes profissionais.
1- Cuidado com a fala/comunicação com os Pais, o modo como vai ser exposto, lembrando sempre que para a família existe uma dor, e existe em nós a esperança, portanto minha dica nesse momento é sobriedade, profissionalismo e AMOR.
O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. ... A partir das queixas dos pais e das observações pessoais do psicopedagogo durante os encontros com a criança, é possível chegar a um diagnóstico.
O atendimento online não precisa ter a mesma configuração do atendimento presencial e pode ser adaptado ao perfil do aprendente. Em vez de uma sessão de 50 minutos, por exemplo, é possível fazer sessões mais curtas para crianças que tenham mais dificuldade de reter a atenção por um tempo maior.
Os documentos necessários para abrir uma clínica de psicopedagogia são simples:
Voltado a profissionais de educação e da saúde, como pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros segmentos, a especialização em Neuropsicopedagogia visa promover a capacitação plena dos profissionais sobre os principais conceitos da área.
O profissional de Neuropsicopedagogia tem como função estudar o funcionamento do cérebro, de forma a entender como ele aprende, seleciona, transforma, memoriza, elabora e processa as sensações captadas pelos elementos sensoriais ao seu redor. As principais áreas de atuação são as seguintes.
O psicopedagogo se ocupa da aprendizagem com o auxilio de métodos para facilitar que se aprenda, porém não com o uso de testes. Já o Neuropsicopedagogo utiliza, além dos métodos, a aplicação de testes que apontam para o mapeamento das área do cérebro que estão ligadas à aprendizagem.
A área de atuação do psicopedagogo é a APRENDIZAGEM. ... Para isso, o psicopedagogo se utiliza de instrumentos próprios da psicopedagogia. Neuropsicopedagogia: A neuropsicopedagogia investiga os processos de aprendizagem buscando integrar os estudos de neurociência à psicopedagogia.
O Neuropedagogo integra à sua formação pedagógica o conhecimento sobre o funcionamento da mente humana que possibilita a aprendizagem da criança e do adolescente no ambiente escolar.