A transição do desenvolvimento vegetativo para o reprodutivo (floração) envolve grandes alterações no padrão de morfogênese e diferenciação celular. Em última análise, este processo leva à produção dos órgãos florais: SÉPALAS, PÉTALAS, ESTAMES E CARPELOS.
Fatores de indução da floração Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.
Fotoperíodo (horas) ao longo do ano em função da latitude do local. ... A sensibilidade ao fotoperíodo é característica variável entre cultivares, ou seja, cada cultivar possui seu fotoperíodo crítico, acima do qual o florescimento é atrasado. Por esta razão, a soja é considerada planta de dia curto.
al (2007) para a soja, o máximo crítico é tido como aquele fotoperíodo o qual em teoria acima dele a planta não floresce e tem a máxima duração do ciclo de desenvolvimento.
O fotoperíodo é a quantidade de tempo que um animal fica exposto diariamente à luz. O manejo da luminosidade é uma técnica simples, apresenta baixo custo e não envolve mão-de-obra extra ou manejo extra dos animais.
Entende-se por período juvenil, em soja, que é planta de dias curtos, um estádio de desenvolvimento no qual, mesmo existindo noites com número de horas de escuro necessário para a indução ao florescimento de determinado cultivar, este deixa de responder ao estímulo repro- dutivo (NOGUEIRA, 1983).
Essas cultivares, com menor sensibilidade ao fotoperíodo, são conhecidas como cultivares com Período Juvenil Longo (PJL). A juvenilidade em soja é determinada pelo período entre a emergência e o início da indução fotoperiódica, ou seja, durante esse período a planta de soja não responde ao fotoperíodo.
A temperatura possui uma relação complexa com o desempenho da cultura, uma vez que a condição ótima varia com os diferentes estádios de crescimento e desenvolvimento da planta. ... Temperaturas noturnas elevadas, por longos períodos, causam diminuição do rendimento de grãos e provocam senescência precoce das folhas.
Em relação ao CLIMA, embora o milho responda à interação dos diversos fatores climáticos, os de maior influência sobre a cultura são a radiação solar, a precipitação e a temperatura. Estes fatores atuam eficientemente nas atividades fisiológicas interferindo diretamente na produção de grãos e de matéria seca.
Os graus-dia, neste método, são calculados como a soma da diferença entre a temperatura média diária e a temperatura basal inferior.
A irrigação é uma prática de manejo que altera o regime térmico do solo, com redução em média de 6 ºC na temperatura máxima do solo, a 0,05 m de profundidade, comparado ao solo desnudo sem irrigação.
Quais têm sido as técnicas desenvolvidas para minimizar os problemas causados pela erosão em áreas agrícolas? Terraceamento, curva de nível e associação de cultura. Curva de nível, compactação do solo e ravinamento. Associação de cultura, terraceamento e irrigação.
Uma camada de lona plástica é enterrada para reter a umidade por mais tempo no solo. Assim, dá pra cultivar frutas e hortaliças usando menos água. Também há canteiros que garantem o aproveitamento da água. “Eu molho as plantas de cima, a água cai e já molha as debaixo”, explica Marinalva.
Entre outros bioindicadores igualmente importantes para a análise da qualidade do solo, temos:
Indicadores químicos:
4 fatores que causam degradação do solo na agricultura