Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.
PRÉ-SILÁBICO Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
Ela afirma que todos os conhecimentos têm uma gênese, explicitando quais são as formas iniciais de conhecimento da língua escrita. Por meio de sua teoria, explica como as crianças chegam a ser leitores, antes de sê-lo.
As contribuições da Psicogênese da língua escrita favoreceram a construção de um novo discurso, contrário as práticas tradicionais de alfabetização, para uma ação fundamentada na teoria psicogenética da aprendizagem da escrita.
A teoria exposta em “Psicogênese da Língua Escrita” revela que toda criança passa por quatro fases até sua alfabetização: ... Atualmente, os professores definem o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica. Entretanto, no processo de alfabetização inicial, nem sempre esses critérios são utilizados.
Pergunta 3 Por que o uso da Cartilha foi totalmente descartado na Psicogênese da Língua Escrita? Incorreta (A) Porque eram métodos ... ... As fases iniciais da Psicogênese da língua escrita dão-se: pelo desenvolvimento da leitura pela evolução da escrita.
Considerando que nosso sistema de escrita é alfabético, a escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio.