O que o ndice CPOD? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.
Quais índices avaliam a cárie dentária?
O índice simplificado “CPO em 2 Hemiarcos” pode ser utilizado em levantamentos epidemiológicos em baixa, moderada e alta prevalência de cárie dentária. Porém, o “CPO em 6 Dentes” deve ser melhor avaliado.
Quanto ao índice CPO-D é correto afirmar?
CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.
Qual a importância do CPOD?
É um índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações, seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos.
Qual a diferença do CPO-D e ceo-d?
Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.
O que é CPOD e ceo-d?
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
Qual o primeiro sinal clínico da cárie?
A cárie dentária é uma doença crônica que progride de forma lenta3. Seu primeiro sinal clínico é representado pela mancha branca ativa podendo ser reversível diante da aplicação de flúor, principalmente na forma de verniz4. Na ausência do tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.
Qual índice mensura a doença periodontal?
103. ÍNDICE PERIODONTAL – IP ( Russell 1967)• É o mais difundido índice utilizado para levantamento epidemiológico relativo à doença periodontal.
O que é o índice ceo-D CPO-D?
Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.
Qual é a escala de severidade quanto a prevalência da cárie demonstrada pelo índice CPO?
Estima o ataque da cárie dental à dentição permanente. A Organização Mundial de Saúde - OMS estabelece a idade de 12 anos como parâmetro básico para o indicador, com a seguinte escala de severidade(1) : prevalência muito baixa (0,1-1,1); prevalência baixa (1,2-2,6);
Qual é o índice mais utilizado em saúde bucal para detectar cáries?
Prevalência. O índice CPOD vem sendo largamente utilizado em levantamentos epidemiológicos de saúde bucal.
Como ocorre a progressão da cárie?
O desenvolvimento da cárie, numa primeira fase, ocorre através da formação da denominada placa bacteriana. A placa bacteriana é a formação de uma película de colónias de bactérias na superfície externa do dente, cuja adesão é facilitada pela não escovagem regular dos dentes e a não utilização de dentífricos.
Quais são os índices mais utilizados em epidemiologia para medir a doença periodontal?
Löe e Silness22 (1963) criaram o índice Gengival ou GI de Gingival Index, e o índice de placa, que são dois índices utilizados como parâmetros para avaliação da hi- giene bucal, sendo ainda importante na pesquisa experi- mental da gengivite.