O que o exame para Foucault? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Foucault (2005) afirma que o exame é um tipo de vigilância que permite qualificar ou punir. Aqui, articula-se o olhar hierárquico e a sanção normalizadora, permitindo avaliar o indivíduo de acordo com as suas notas.
Como o controle exerce o poder disciplinar sobre os corpos dóceis dos indivíduos?
O controle quer tornar o corpo dócil e útil. “Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade, são o que podemos chamar as 'disciplinas'” (Foucault, 1987a, p. 118).
É dócil um corpo que pode ser submetido que pode ser utilizado que poder ser transformado e aperfeiçoado?
Para Foucault (2014, p. 134), É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que poder ser transformado e aperfeiçoado. ... Segundo esta nova configuração de poder, o corpo se torna um objeto lapidado pela disciplina, algo singular.
O que são instituições disciplinares?
As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão, opera as disciplinas com a outra.