O estoque inicial é o valor em dinheiro de todo o estoque mantido por uma empresa no início de um período contábil e representa todos os bens que uma empresa pode colocar para gerar receita para esse período.
Estoque de desacoplamento Quando uma operação possui um arranjo físico por processo, os recursos transformados movem-se intermitentemente entre áreas especializadas ou departamentos, que executam operações similares.
- Estoque de Contingência: estoque mantido para cobrir potenciais situações de falha extraordinária no sistema; - Estoque de Proteção ou Hedge Inventory: é feito quando excepcionalmente está previsto um acontecimento que pode colocar em risco o abastecimento normal de estoque e gerar uma quebra na produção e/ou vendas.
8 tipos de estoque que você pode utilizar
2. Estoque regulador. Também conhecido como estoque de segurança, esse tipo é responsável por minimizar as incertezas e os riscos relacionados à demanda. Por muitas vezes diretamente ligado a questões sazonais, é um dos tipos de estoque que a empresa mantém para o caso de aumento repentino da demanda.
O estoque de segurança é caracterizado pelo ato de manter níveis de estoque suficientes para evitar faltas de estoque diante da variabilidade da demanda e a incerteza do ressuprimento (repor item faltante) do produto quando necessário.
ESTOQUE PULMÃO (BUFFER INVENTORY) Quantidade de materiais que aguarda processamento. Pode referir-se a matéria-prima, produtos semi-acabados ou uma pendência propositalmente mantida antes do centro de trabalho.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Entenda o que é giro de estoque Parâmetro usado para verificar o desempenho de um estoque na empresa. Indica também a qualidade dos produtos armazenados e a quantidade vendida dentro de um período de tempo. Os dados servem ainda para avaliar a saúde financeira do negócio.
O cálculo desse giro pode ser feito a partir custos ou itens, considerando o volume total de vendas e a média de estoque. Se o resultado for menor do que 1, significa que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque.
Giro de Estoque ideal: variação entre as indústrias Para encontrar o equilíbrio, aprendemos como calcular o giro de estoque médio. Como comentamos, não existe um número de vezes ideal para um estoque girar ao ano, ou ao mês. Isso porque existem variações entre as indústrias. Pense em um supermercado, por exemplo.
Para calcular o nível de estoque ideal na sua empresa é necessário ter em mãos informações sobre estoque, caixa e vendas. Elas representam os principais pontos que devem ser analisados em um processo de gestão de estoque. ... O contínuo ocorre por meio da reposição no momento em que o estoque atinge seu ponto de reposição.
Via de regra, existem dois itens que devemos considerar no controle de estoque:
Agora, para saber o tempo médio (TM) de giro do estoque, basta dividir o número de dias em um ano (neste caso), pelo número de giros. Exemplo 3: 365 dias divididos por 9 giros, igual a 40,5 dias. A loja de produtos eletrônicos “girou” seu estoque de controles em média 9 vezes ao ano e o fez a cada 40,5 dias.
Como calcular o Giro de Estoque?
Para calcular o Giro do Ativo Total, é utilizada a seguinte fórmula: Giro de Ativos = Venda / Ativo Médio.
Já o total médio de ativos é basicamente uma média de todos os ativos. Para calculá-lo é ainda mais simples: basta somar o valor de todos os ativos do ano e dividi-los por 12. Quanto maior for essa métrica, melhor.
O giro ativo é calculado a partir da seguinte fórmula: Giro do ativo = Receita Líquida/ Total de Ativos.