EQST

O Que O Abono De Faltas?

O que é o abono de faltas?

É a relevação da falta, de forma que o servidor não sofra qualquer desconto pelo dia não trabalhado. São 6 (seis), no máximo, as faltas abonadas ao ano para os servidores autárquicos e 6 (seis) por período aquisitivo para os celetistas, não podendo ser abonada mais que uma falta por mês.

Quantas faltas injustificadas uma gestante pode ter?

Gestante que falta ao trabalho sem justificativa não tem estabilidade. Gestante que falta ao trabalho constantemente e sem justificativa, e diz com frequência que não quer mais continuar na empresa perde estabilidade e pode ser demitida por justa causa.

Pode descontar falta de grávida?

O trabalhador tem direito a faltar até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira, sem desconto por falta.

Pode dar suspensão para grávida?

A estabilidade da gestante começa da data da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. A lei prevê a possibilidade de redução da jornada de trabalho e salário por até 90 dias e suspensão de contratos de trabalho por até 60 dias.

O que dá justa causa na gravidez?

Como se a demissão de empregadas grávidas por justa causa A legislação é clara quando define no artigo 391-A, da CLT, que gozam de estabilidade de emprego as empregadas grávidas, quando se fala em dispensa sem justa causa a partir da confirmação da gravidez até o prazo de cinco meses após a realização do parto.

Quantos atestados uma gestante pode apresentar por mês?

A legislação trabalhista brasileira estipula, como forma de proteção à maternidade, que a empregada pode comparecer em até 6 consultas, no mínimo, durante a gravidez. Geralmente, o que as empresas têm aceitado, é de um atestado por mês para consulta médica.

Estou grávida e fui mandada embora por justa causa?

A demissão por justa causa faz perder o direito da gestante à estabilidade. Caso o empregador esteja forçando situações para que haja uma demissão por justa causa, o indicado é que a empregada gestante documente o ocorrido (com testemunhas e provas) e sinalize ao sindicato responsável.

Quais são os direitos de uma gestante no seu trabalho?

Quais são os principais direitos da gestante?

  1. Estabilidade provisória. Um dos principais direitos trabalhistas da gestante é o direito à estabilidade do emprego. ...
  2. Mudança de função. ...
  3. Consultas e exames. ...
  4. Licença-maternidade. ...
  5. Ampliação de repouso. ...
  6. Direito à amamentação.

Qual a carga horária de uma gestante no trabalho?

Gestantes deverão ter em mente o seguinte: Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.

O que posso dizer para conseguir atestado estando grávida?

Nos casos de afastamento por até 14 dias, o atestado é apresentado à própria empresa. Para períodos maiores, a gestante deve dar entrada em um pedido de auxílio doença no INSS. É importante ressaltar que essa licença não é contabilizada no período de licença-maternidade.

Como fica a gestante na nova lei trabalhista?

A colaboradora grávida não poderá ser dispensada sem justa causa; Período de 120 dias para a licença-maternidade, sem desconto ou qualquer outro prejuízo no salário; No caso de trabalho em uma empresa que faz parte do Projeto Empresas Cidadãs, a licença-maternidade podem ser estendidas em 60 dias, totalizando 180 dias.

Quais as leis para gestantes?

A Lei n. 11.

Estou grávida posso fazer acordo com a empresa?

O acordo para rescisão de contrato de trabalho foi uma inovação trazida pela reforma trabalhista de 2017. ... Um dos direitos da gestante é a estabilidade no trabalho. A garantia de que não será mandada embora desde o conhecimento da gravidez até cinco meses após o parto, salvo se comprovada a justa causa.

Estou no contrato e engravidei?

O entendimento atual é que a empregada que se encontra gestante no contrato de experiência tem os mesmos direitos que uma trabalhadora que é contratada de forma definitiva. Sendo assim, a empregada grávida no contrato de experiência NÃO PODE SER DEMITIDA sem justa causa, pois tem estabilidade provisória.

Pode se demitir uma funcionária grávida no período de experiência?

As mulheres que engravidam durante a experiência, também têm direito ao período de estabilidade no trabalho, mas se a funcionária for demitida ela só terá direito à reintegração se a validade do contrato estiver dentro do tempo definido para a estabilidade.

Estava grávida antes de ser admitida?

CONCEPÇÃO ANTES DA ADMISSÃO CONTRATUAL. Por força da Súmula 244, III, do TST, o fato de a concepção ter ocorrido antes de ser firmado o contrato de trabalho não impede seja reconhecida a estabilidade provisória da gestante.