O verbo “implicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição.
Significado de implicar Obter como resultado, efeito ou consequência; originar: a devolução do imóvel implica multa. Fazer com que algo se torne necessário; requerer: o trabalho não implica sua participação.
1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição. “O atraso reincidente no pagamento da dívida implicou multa elevada ao devedor.”
Implicar ou emplicarA forma correta de escrita da palavra é implicar. A palavra emplicar está errada. O verbo implicar refere-se ao...
(UNIMEP – SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir” como consequência, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em: ... O verbo “implicar” é transitivo direto com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, e seu complemento – um objeto direto – não deve ser introduzido por preposição.
03) Quando implicar tem sentido de "acarretar", "produzir como consequência", constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo. b) Todos implicam com gremistas. c) Uma nova briga implicará situação desconfortável.
(TRE-RJ) "porque implica em cobrar o tempo" / porque implica cobrar o tempo. A construção do verbo implicar com a preposição em resulta, provavelmente, de um cruzamento sintático com verbo sinônimo (importar), sendo considerada errônea por alguns gramáticos.
A regência verbal do verbo esquecer é: Esquecer: Sair da memória- sem preposição. Ex: Esqueci o nome de sua namorada. ... Nesse exemplo encontra-se a preposição de, portanto está incorreta.
Erros de regência verbal Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos.
Resposta. Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Resposta: acho letra D.
Há erro de regência verbal em: e) Lembro-me que tais eram as suas palavras. Quando os verbos "lembrar" e "esquecer" forem pronominais, ou seja, estiverem acompanhados de pronomes oblíquos, são verbos transitivos indiretos. Isso quer dizer que o complemento desses verbos devem ser introduzidos por preposição.
(TJ - SP) Indique onde há erro de regência nominal: Quest.: 4 Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. Ele é muito apegado em bens materiais. Ela era suspeita de ter assaltado a loja. A confiança dos soldados no chefe era inabalável Estamos fartos de tantas promessas.?
Com referência à regência do verbo assistir, todas as alternativas estão corretas, exceto em: A) Assistimos ontem um belo filme na televisão. B) Os médicos assistiram os doentes durante a guerra.
Está correta, pois o verbo enviar não exige preposição quando é transitivo direto. C) Quem assiste, assiste a algo, logo, o correto seria: Assisti ao jogo ontem à noite. D) Quem assiste, assiste a algo. Logo, o correto seria: O filme a que assistimos é excelente.
2) Em qual das sentenças abaixo, a regência verbal está em DESACORDO com a norma-padrão: ( ) Esqueci-me dos livros hoje. ( ) Sempre devemos aspirar a coisas boas. ( ) Sinto que o livro não agradou aos alunos. ( ) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza.
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Exemplos: Joana assistiu um paciente no hospital onde trabalha.
Quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ocorre a regência nominal. Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado. Na regência nominal, ele é obrigatoriamente preposicionado.
Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.
É um termo preposicionado que indica o elemento ao qual se destina ação verbal. Completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Exemplos de objeto indireto: O filho não obedeceu ao pai.
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
3) Ocorre fusão entre duas vogais de som idêntico: o termo regente pede preposição a ( ser alérgico a alguma coisa) e o termo regido vem introduzido por um artigo: a luz solar.
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.