A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
A hematopoiese extramedular é considerada um mecanismo fisiológico compensatório que ocorre quando a medula óssea é incapaz de suprir a demanda corporal de células sanguíneas(1-8). Freqüentemente, está associada a hemoglobinopatias congênitas(1,2) ou a desordens de substituição medular adquiridas(1,2,5,8).
Hematopoiese é o processo pelo qual as novas células do sangue são formados. A Medula óssea, tecido no interior dos ossos, é um dos órgãos mais ativos no corpo, e é o local onde as células vermelhas do sangue, maioria das células brancas e as plaquetas são produzidas.
Significado de Hematogênese substantivo feminino Produção de sangue. Etimologia (origem da palavra hematogênese).
A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.
Fígado (do latim ficatu) é a maior glândula e o maior órgão maciço do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
A exócrina produz o suco pancreático que é liberado no duodeno através do ducto pancreático para atuar na digestão. Já a endócrina produz a insulina que e encaminha para o sangue para também participar no processo de digestão dos nutrientes.
O fígado é o principal órgão que participa da digestão de gorduras dos alimentos através da produção da bile, um suco digestivo, capaz de quebrar as gorduras em ácidos graxos, que são mais facilmente absorvidos no intestino delgado.
Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças Comuns
Sintomas mais comuns em problemas no fígado