Caracteriza uma arte que transmite conhecimentos e informações. - FUNÇÃO EVASIVA: a arte constitui um lugar de fuga, devido à insatisfação com a realidade. Geralmente a fuga se dá através de uma arte utópica.
Resposta. Literatura engajada é aquela que tem compromisso ideológico (ou político). Nestes casos, o autor não está preocupado somente com a literatura como arte (técnicas, estilos, símbolos, intertextos,). Na realidade, está preocupado em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra.
Aristóteles foi o primeiro pensador que discutiu sobre as funções da literatura em sua obra “Poética”, definindo que os textos literários possuem três funções: a cognitiva, a estética e a catártica. ...
A função estética na Literatura está relacionada a passar admiração ao leitor a respeito da obra. É quando o leitor passa a valorizar a obra devido a sua beleza.
O ensino de Literatura é fundamental para a formação dos alunos. ... Por essa complexidade, os textos literários são muito apropriados para o ensino. Porém, a função da Literatura em contexto escolar de hoje se difere bastante da atribuída nos tempos de Brasil Colônia.
Explicação: A função social da literatura é retratar/refletir a sociedade, uma vez que o laço que une literatura e sociedade é indissociável. Logo, a literatura cumpre uma prática ética, social e ideológica.
Esses exemplos do uso social da escrita permitem que a criança aprenda a sua função a partir de variados gêneros textuais. Ela vivencia as diferentes maneiras de comunicação: o registro de nomes e materiais em sala para organização; listas e agendas como lembretes e até a leitura por lazer.
Dessa forma, inferimos que a função social da literatura infantil consiste no desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças, na medida em que estimula a refletir sobre as informações, questioná-las e usá-las na resolução de problemas.