Existem várias formas de fixação humana, mas as duas que normalmente se consideram são: - a CIDADE, designação vulgarmente atribuída às àreas urbanas; ... A apresentação que se segue, resume estas características e as relações que o espaço urbano mantém com o espaço rural e vice-versa.
Nós antepassados: os fatores que contribuírem para a fixação humana era a presença de água, de terras férteis e animais para caça. Na atualidade: os fatores que contribuírem são, a oferta de emprego, baixo custo de vida e possibilidade de progresso individual.
O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.
Porém, o inconsciente tenta a todo custo se manifestar e este realiza a chamada elaboração onírica ou deformação do sonho que consiste no processo de transformação e modificação do conteúdo latente para o manifesto, sendo o latente sempre maior.
A ELABORAÇÃO SECUNDÁRIA pertence à DEFORMAÇÃO ONÍRICA, acontece no pré-consciente e cumpre com a CENSURA, ajustando o CONTEÚDO LATENTE do sonho às necessidades da vida de vigília. ... É a ação dos pensamentos de vigília sobre os sonhos.
Em outras palavras, o conteúdo manifesto é o produto do trabalho do sonho que consiste em não deixar aflorar na consciência algo proibido pela censura; enquanto o conteúdo latente é o produto da interpretação do analista em busca do verdadeiro significado do sonho.
O conteúdo latente é o verdadeiro sonho, o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho. O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente.
De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o conteúdo latente de um sonho é o significado psicológico oculto do sonho. ... Freud acreditava que o conteúdo latente dos sonhos é suprimido e escondido pela mente subconsciente, a fim de proteger o indivíduo de pensamentos e sentimentos que são difíceis de lidar.
O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.