Para acabar com a chantagem emocional, você precisa identificar o tipo de chantagem que a pessoa costuma utilizar: ameaça, colocar a culpa no outro, se fazer de vítima, se empoderar. Em seguida, perceba qual a real necessidade por trás desse comportamento – ser aceito, amado, se sentir protegido, seguro, realizar algo.
O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.
Peça urgente a separação de corpos (onde ele será obrigado pelo juiz a deixar a residencia do casal) e, após o deferimento da separação de corpos será necessário ajuizar a ação principal (dissolução da união estável). Ele não tem que querer ou não querer sair, será compelido a sair por bem ou por mal.
Pode ser que o sentimento já não seja o mesmo de antes, que não haja mais paixão. Se você identificar que sente um “grande carinho por ele” e nada mais do que isso é porque você o vê mais como amigo do que como namorado. Se você ainda gostar dele, tente resolver os demais problemas que estão afetando o namoro.
Quando um dos cônjuges não aceita a separação, o procedimento do divórcio deverá ser o chamado “litigioso”, e não o “consensual”, e, por isso, não poderá ser feito em cartório, mas apenas via processo judicial. Essa é a única consequência da recusa.