Envolva o mais velho nos cuidados com o irmão mais novo Uma boa estratégia que pode fazer com que o ciúme do irmão mais novo reduza é envolver os mais velhos nos cuidados com o bebê. Chame-o para ajudar a dar mamadeira, escolher a roupinha, arrumar os brinquedos, entre outras atividades.
Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.
Em geral, a partir de 6 meses de idade, os bebês já apresentam a angústia da separação. "Nesta fase as crianças começam a perceber que são indivíduos independentes de sua mãe ou cuidador.
– Até os 6 meses, ele consegue identificar possíveis intenções ou estados de humor pelo tom e modulação das vozes que ouve. – No 6º mês, o bebê já compreende algumas palavras familiares, como “mamãe” e “papai”. Dica: fale com o seu filho desde cedo. Até mesmo quando ele estiver na barriga!
“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.
Nesses períodos eles adquirem novas capacidades rapidamente, como engatinhar, aumentar o vocabulário, melhorar a compreensão, por isso, prepare-se, entenda o que está acontecendo, permita maior contato e amamentação e aguarde passar… vai passar…
10 sinais de desidratação em bebês e crianças
A necessidade média diária de água para bebês saudáveis até aos 6 meses de idade é de cerca de 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva.
Os pediatras recomendam que a água seja oferecida aos bebês a partir dos 6 meses, que é a idade em que os alimentos começam a ser introduzidos no dia-a-dia do bebê, não sendo a amamentação a única fonte de alimentação do bebê.
1A criança alimentada exclusivamente por leite materno não necessita de água. 2Quando o recém-nascido é alimentado por fómulas, a água pode ser indicada pelo pediatra. 3É a partir dos 6 meses de vida da criança, que a água já pode ser oferecida em quantidades equilibradas.
Bebês que tenham menos de 6 meses e que são amamentados com leite materno ou utilizam fórmulas infantis não necessitam ingerir água, ou suco, ou chá. No entanto, quando a criança começa a receber outros alimentos aí também a água deve começar a ser oferecida.
Água Mineral é a melhor opção Por conter nutrientes como os minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, a água mineral é sem dúvidas a melhor opção para hidratar um bebê.
O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.
Então, a regra é: assim que incluir frutas ou papinhas na refeição ofereça também água para a criança. Uma dica muito importante e que ajuda bastante é dar água antes mesmo que o seu filho sinta o gosto de qualquer outro tipo de líquido, além do leite.