Primosiston é um remédio usado para interromper o sangramento do útero, sendo também muito utilizado para antecipar ou atrasar a menstruação e pode ser comprado, mediante prescrição médica, em farmácias por cerca de 7 a 10 reais.
Não se deve lavar a cabeça durante o período senão ele pára. Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.
Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.
Deitar-se de lado e passar os braços em volta da barriga é outra alternativa para quem busca uma posição para dormir com cólica menstrual. Combinada ou não com a posição fetal, a medida traz conforto para a região ao aquecê-la, atenuando ou até mesmo eliminando as dores.
Por ser um mal que atinge grande parte das mulheres em idade fértil, a cólica menstrual é uma dor na região pélvica que é provocada pela liberação da prostaglandina, substância que faz com que o útero se contraia para a eliminação da sua camada interna em forma de sangramento.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.
Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar.
Apesar de atualmente já existirem diversos remédios e anti-inflamatórios, essa prática ainda é adotada. Principalmente as pessoas que não gostam de se medicar com a utilização de compostos químicos. Dessa forma, o algodão embebido com álcool pode ser usado para o alívio dos sintomas citados acima.