Desde pequenos que enfrentamos quase diariamente a tarefa de escrever, ao chegar à idade adulta são poucas as pessoas que conseguem fazê-lo de forma eficiente, atraente para o leitor e livre de algum tipo de erro. Se quer melhorar as suas capacidades escritas, em umComo.com.br damos-lhe alguns bons conselhos a ter em conta para aprender a escrever corretamente.
Ao ouvir e transcrever, além de você trabalhar a percepção auditiva, também vai aprimorar a ortografia. Note que até agora esse texto não se preocupou com essas questões, e nem irá. Mas a ortografia é o item mais importante de uma escrita, erros deste tipo diminuem a credibilidade daquilo que foi escrito.
Pense que escrever é um processo semelhante a desembaraçar um emaranhado de linha. Ao praticar, você conseguirá descobrir estratégias e mecanismos para desenredar a forma de expressar as ideias no papel.
Escrever e ler, inclusive, são atividades que enriquecem uma à outra simultaneamente e ajudam os estudantes a consolidar as habilidades necessárias para a alfabetização.
Segundo Regina, também contribui para a alfabetização alternar momentos de escrita coletiva, em duplas e individualmente. “Pedir para uma criança ditar um texto para um colega escrever é muito rico.”
Para você ter uma ideia, ter dificuldade para escrever pode trazer muitos percalços para sua vida. Principalmente, na hora de fazer alguma prova, um vestibular ou o Enem, além de entrevistas de emprego, entre outras situações decisivas. Ou até mesmo em uma declaração de amor em uma carta ou mensagem, não?
Durante esse processo de aquisição da linguagem, encaram o desafio da coordenação motora e de compreender o que escrever, para quem, como e com qual objetivo. Ainda, o de relacionar sons e letras, os conhecimentos prévios e os novos.
De modo geral, o ideal é propor atividades que ajudem o processo de aprendizagem a acontecer de forma mais leve, sem impor uma rotina extenuante aos pequenos aprendizes. Uma criança de 4 anos, por exemplo, não tem condições de seguir a mesma rotina de uma que tem o dobro da idade.
As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o desenvolvimento e com a educação delas. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada.
O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais capazes de comunicar ideias e divulgar marcas, produtos e serviços. O objetivo é criar campanhas e peças publicitárias que atinjam o público-alvo. Para isto, não basta ter a melhor imagem ou a música mais incrível, os textos ou diálogos da campanha precisam estar de acordo com a mensagem a ser transmitida. Os profissionais de Publicidade e Propaganda precisam conhecer as regras e o funcionamento da Língua Portuguesa, mas o mais importante é serem criativos e originais para criarem textos impactantes e inesquecíveis.
Quando as crianças já construíram a base alfabética, elas devem ser estimuladas a refletir sobre as regularidades contextuais e morfológicas e aprender a identificar quais são os contextos “perigosos”, porque mais de uma letra compete para representar um determinado fonema. Para enfrentar esses perigos, é importante incentivar o uso do dicionário.
Agora que você conhece mais sobre alguns dos exercícios para melhorar a escrita, comece a praticá-los. Lembre-se que escrever é um processo de construção, não é algo instintivo do ser humano, mas sim algo desenvolvido ao longo do tempo com treino e leituras.
Se você quer ingressar no mundo da escrita ou escrever melhor, saiba que esse é um item indispensável. Escreva em um bloco de notas (pode ser no celular) ou em uma caderneta tudo aquilo que você julgar pertinente. Ao final do dia, tente reunir esses escritos em um único bloco de texto, com início, meio e fim.
“É um pontapé inicial, a forma que entendem hoje que se dá a escrita”, destaca. Posteriormente, ela questiona o que eles escreveram e assume o papel de escriba. Os alunos têm então a oportunidade de comparar e refletir sobre a escrita e perceber que ela se faz por meio das letras.
Para essas atividades, ela escolhe palavras e sílabas que vão estimular a reflexão das crianças. Também faz propostas envolvendo listas. “Fiz a leitura de nomes da turma, selecionei alguns para pensar no tamanho da palavra, a letra com que começa e termina, o que sabiam do nome que os ajudava a ler.”
Se você gosta de escrever, tem afinidade com as palavras, e deseja realmente transformar essa vocação em profissão, nós temos algumas dicas de cursos que podem ser o início da sua carreira de sucesso. Veja abaixo algumas sugestões e obtenha detalhes na plataforma Vai de Bolsa, e confira as instituições que oferecem e os descontos especiais pelo site:
Não adorne demasiado as ideias, uma boa redação não implica um excesso de palavras redundantes e sem sentido, seja claro no que pretende transmitir por escrito e utilize os recursos que tem ao seu alcance sem exagerar.