EQST

O Que Diz A Instruço CVM 555?

O que diz a Instrução CVM 555?

Registro de funcionamento de Fundos de Investimento regulamentados pela Instrução CVM 555. ... VII – lâmina de informações essenciais, elaborada de acordo com o Anexo 42 da Instrução CVM 555, no caso de fundo aberto que não seja destinado exclusivamente a investidores qualificados.

O que é Instrução CVM?

Dispõe sobre normas e procedimentos para contabilização e elaboração de demonstrações financeiras, relativas a ajustes decorrentes da avaliação de investimentos relevantes de companhia aberta, sociedade coligada ou sociedade controlada.

O que mudou nas instruções da CVM nº 409 04 e CVM 555 14?

A Instrução 409/04 passa a ser substituída pela Instrução 555/14. A CVM procurou modernizar a indústria de fundos, permitindo que seu regulamento estipule o envio de documentos de forma eletrônica para seus cotistas. Quem quiser receber as informações por carta terá que pedir isso explicitamente.

O que são fundos de investimento 409?

Um novo tipo de fundo de investimento, de baixo custo, está sendo proposto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dentro da reforma da Instrução 409/04. A ideia é criar um fundo de baixo custo e que invista sobretudo em títulos públicos, batizado de fundo de risco soberano simplificado.

São exemplos de fundos regulados pela Instrução CVM 555?

Existem diversos tipos de fundos e, muitos deles, são registrados na CVM e regidos pelas regras da Instrução CVM 555 (norma substituidora da Instrução CVM 409), como, por exemplo, os fundos de renda fixa, de ações e multimercado.

Qual a classificação dos fundos de investimentos de acordo com a Instrução CVM 55 2014?

Destaca-se, por fim, a reestruturação na classificação dos fundos de investimento quanto à composição de sua carteira, que foi simplificada para 4 (quatro) categorias, sendo elas: “Renda Fixa”, “Ações”, “Multimercado” e “Cambial”.

O que é a CVM 400?

A ICVM 400 é uma instrução normativa elaborada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que estabelece os procedimentos que as empresas devem seguir ao abrir seu capital ou vender novos lotes de ações na bolsa de valores.

Quais as normas da CVM?

As principais Leis que norteiam o ambiente do mercado de valores mobiliários, e por conseguinte a CVM, são:
  • Lei 6.385/76, que disciplina o Mercado de Capitais e Cria a CVM;
  • Lei 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações.

O que é lâmina de informações essenciais?

O administrador de fundo de investimento aberto que não seja destinado exclusivamente a investidores qualificados deve elaborar a lâmina de informações essenciais, documento que apresenta de forma simplificada as principais informações do fundo.

O que é um investidor qualificado?

Como mencionado anteriormente, o investidor qualificado é aquele que possui investimentos financeiros em valor superior a R$ 1 milhão e que tenha atestado por escrito ter os conhecimentos necessários para fazer aplicações que não são permitidas a investidores comuns.

Quanto a Instrução CVM 555 2014 os fundos de investimento Classificam-se em?

Destaca-se, por fim, a reestruturação na classificação dos fundos de investimento quanto à composição de sua carteira, que foi simplificada para 4 (quatro) categorias, sendo elas: “Renda Fixa”, “Ações”, “Multimercado” e “Cambial”.

Como são classificados os fundos de investimentos?

Basicamente, os Fundos são separados em três níveis. O 1º diz respeito à classe dos ativos, que são Renda Fixa, Ações, Multimercados e Cambial. ... Os de nível 2 tratam do tipo de gestão e riscos de cada Fundo. Por fim, o 3º nível são subtipos do 2 e dispõem sobre as principais estratégias dos Fundos.

Como podem ser classificados os fundos de investimentos financeiros de acordo com a sua amplitude?

Os fundos de ações podem ser classificados com base em indexadores, ativos específicos (dividendos, setoriais, small cap, etc.) e até fundos específicos (fundos fechados, FMP-FGTS ou fundos mono ação). No caso dos multimercados, subdivide-se os fundos por tipos de alocação, estratégia ou investimento no exterior.

O que é oferta 400 e 476?

Oferta Pública: • CVM 400: ofertas de valores mobiliários, com prospecto e registro obrigatório na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). CVM 476: oferta pública, mas com esforços restritos, destinada a investidores qualificados. ... Dispensa registro na CVM.

O que é CVM e quais as suas principais funções?

As principais funções da Comissão de Valores Mobiliários são fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Em síntese, os valores mobiliários são os ativos negociados com o intuito de captar recursos, como ações, cotas de fundos e debêntures.

O que é prospecto de um fundo de investimento?

O Prospecto é o documento que apresenta de forma destacada as principais informações relevantes para o investidor contidas no regulamento, tais como as relativas à política de investimento do fundo, às taxas de administração e aos principais direitos e responsabilidades dos cotistas e administradores, assim como ...

O que significa valor lâmina?

A lâmina de fundos de investimento é um documento que resume as principais características operacionais da aplicação e os principais indicadores da carteira. Ela reúne os objetivos, as taxas, a política de investimentos, a rentabilidade acumulada, o valor mínimo para aplicação, entre outras informações.

O que é a marcação a mercado?

O que é marcação a mercado? Marcação a mercado é uma atualização diária tanto nos preços de títulos de renda fixa (como Tesouro Selic e CDBs), quanto em produtos de renda variável, incluindo fundos de investimento. Esse ajuste pode acontecer tanto para baixo quanto para cima.