Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Prefixos latinos:
O verbo ouvir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no radical de ouv- para ouç- em algumas formas conjugadas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo.
Os verbos “falar” e “brincar”, por exemplo, são conjugados do mesmo jeito, bastando substituir o radical da tabela. O radical não sofre nenhuma modificação em sua forma.
No caso de admirar é adm. Já ouvir é um pouco mais complexo. Quando você conjugar ouvir você não diz "eu ouvo a música" o certo é "eu OUÇo a música", tornando o verbo irregular e consequentemente com dois radicais.
ouvir - verbo
Ouvido: «Ouvisto é erro manifesto em vez de ouvido, particípio pretérito do verbo ouvir. Há pessoas não analfabetas que dizem inconscientemente 'já tenho ouvisto falar disso', em vez de 'já tenho ouvido falar disso'.» ... O particípio é ouvido, e não ouvisto: Não se lembrava onde tinha ouvido aquela canção.»