Classificação dos ângulos Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.
construção do ângulo de 60 graus
Ângulo é a reunião de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. Trata-se de um dos conceitos fundamentais da matemática e é objeto de estudo em Geometria.
Ângulos são a região interna formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto.
ângulo que mede exatamente 180°, os seus lados são semirretas opostas; côncavo ou reentrante: ângulo que mede mais de 180°e menos de 360°; giro ou completo: ângulo que mede 360° (também pode ser chamado de Ângulo de uma volta).
Explicação passo-a-passo:Os elementos de um ângulo são o vértice, que é um ponto comum; e duas semi-retas ou laterais. Geometricamente, um ângulo é a parte do plano que está entre duas meias-linhas que começam em um ponto em comum.
Como calcular o angulo de um triangulo retângulo ?? O ângulo se calcula através das razões trigonométricas são elas sen(a) cos(a) e tg(a): lê-se seno de a; cosseno de a; e tangente de a respectivamente.
Girando os triângulos e unindo um vértice de cada um, de modo que os ângulos α, β e θ tornem-se, dois a dois, adjacentes, temos um ângulo raso: Assim, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180o.
a, b e c são os lados e a é o lado oposto ao ângulo que queremos encontrar. Exemplo rápido: vamos achar os ângulo de um dos triângulos retângulos mais usados, o triângulo com lados 3cm, 4cm ,5cm (note que 5cm é a hipotenusa, logo ele opôe-se ao ângulo de 90º, vamos provar isso). α ≈ 36,7º.
Ângulos internos Logo, a soma de todos os ângulos do quadrilátero é 180º+180º=360º.
Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Sendo assim, os quadriláteros herdam todas as características e propriedades dos polígonos, como o fato de possuírem apenas duas diagonais ou de a soma dos seus ângulos internos ser sempre igual a 360°. Não pare agora...
A soma dos ângulos internos de um losango vale 360º. Este resultado, aliás, ocorre para todo quadrilátero convexo. Além disso, dois ângulos consecutivos de um losango são suplementares, ou seja, a soma entre eles é igual a 180º.
60º
Em um quadrilátero, conseguimos formar dois triângulos. ... Em um polígono de cinco lados (pentágono), formamos três triângulos. Dessa forma, temos que a soma dos ângulos internos de um pentágono é 180º·3 = 540º Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°.
360º
Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.
A área do trapézio está relacionada com a área do triângulo que é calculada utilizando a seguinte fórmula: A = b . h (b = base e h = altura).
Área = base × altura ou A = b × h. Área = (diagonal 1 × diagonal 2)/2 ou A = (d1 × d2)/2. Exemplo: uma forma de quatro lados apresenta dois lados com comprimento igual a 4 metros. Você pode descobrir a área desse quadrado multiplicando sua base por sua altura: 4 × 4 = 16 metros quadrados.
Um losango é formado por dois triângulos idênticos, com base igual a d (diagonal menor) e altura igual a D / 2 (metade da diagonal maior). Os triângulos ABC e ACD são iguais; portanto, as suas superfícies (áreas) também são iguais. Veja o cálculo: Cálculo da área do triângulo ABC e BCD.
Cálculo de perímetro e área É determinado através da soma obtida a partir da definição dos lados. De modo que os losangos apresentam lados iguais, basta que sejam multiplicados os lados por quatro, bastando saber as medidas.
O perímetro de qualquer figura geométrica é a soma de seus lados. Portanto, no caso do losango: P = 4*13 = 52 cm.