O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares - Cerca de 70% do colesterol no sangue vem do fígado e apenas 30% vêm da alimentação. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile.
Níveis elevados de lipoproteína de alta densidade (HDL) ocorrem quando o nível de colesterol HDL no sangue está excepcionalmente alto. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios relacionados ao colesterol e lipídios.)
Um novo estudo mostrou que níveis muito altos do colesterol HDL podem aumentar o risco de morte prematura. Há explicação para isso. Receber do médico ou do laboratório a notícia de que os níveis de colesterol bom, o chamado HDL, estão bem, é uma das maiores alegrias para quem preza e cuida de saúde.
Coloque no prato
O colesterol HDL baixo normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar que o HDL está baixo e o LDL alto quando existe excesso de gordura abdominal, a pessoa tem uma alimentação rica em gordura e alimentos industrializado e não pratica atividade física de forma regular.
Os exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, são as melhores opções para diminuir o colesterol mau no sangue e, por isso, deve-se fazer no mínimo, 30 minutos, 3 vezes por semana, ou para se ter melhores resultados, fazer exercícios todos os dias.