CASO ÍNDICE: primeiro, entre vários casos, de natureza similar e epidemiologicamente relacionados. O caso índice é muitas vezes identificado como fonte de contaminação ou infecção. CASO IMPORTADO: caso contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico.
Significado de Incidência substantivo feminino Ocorrência ou existência de alguma coisa: a incidência da malária na região norte.
Ato de recair em: 2 aplicação, recaimento. Encontro de algo com uma superfície: 3 coincidência, concorrência, confluência, convergência, encontro, junção.
Está ligada à ocorrência na realidade fática da hipótese prevista abstratamente em lei como necessária e suficiente para o surgimento da obrigação tributária (artigo 114 do CTN), quando o fato se materializa, a norma de tributação gera efeitos. Referências bibliográficas: ALEXANDRE, Ricardo.
Fatores que podem aumentar a prevalência
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
Pode-se afirmar que as diferenças entre a incidência e prevalência estão relacionadas ao fato da: I. Incidência ser um indicador obtido por meio do seguimento da população, com a detecção de casos novos da doença ao longo do tempo e, portanto, cada indivíduo deve ser avaliado no mínimo em duas ocasiões.
7) Na localidade de Dourado, em haviam 470 casos de diabetes. Nessa localidade, durante o ano de 2008, foram diagnosticados 60 novos casos dessa doença entre seus habitantes. Neste ano, 8 pessoas, já com diabetes, mudaram-se para esta cidade e 55 pessoas faleceram pela doença.
Numa doença de alta mortalidade, qual efeito a incorporação de um novo tratamento que evita a morte, porém não leva à cura, nem interfere no surgimento de novos casos, produz sobre a prevalência de uma doença? Triplicaria. Diminuiria.
O Objeto Medidas de freqüência de doença esclarece que o principal objetivo da epidemiologia é medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas e que para isso é utilizado as medidas de incidência e prevalência.
A mensuração da freqüência de estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações é um dos objetos de estudo da Epidemiologia. Para descrevermos o comportamento de uma doença numa comunidade, ou a probabilidade (ou risco) de sua ocorrência, utilizamos as medidas de freqüência de doenças.
A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995). É, assim, uma medida dinâmica.
O cálculo da incidência é a forma mais comum de medir e comparar a frequência das doenças em populações. Na definição de incidência o importante é incluir somente casos novos no numerador, medindo, portanto, um evento que se caracteriza pela transição do estado de ausência da doença para o de doença.
Com base nesta perspectiva, podemos considerar a definição de epidemiologia da atividade física como a parte da epidemiologia que se preocupa com a associação entre os comportamentos da atividade física e a doença, com a distribuição e determinantes dos comportamentos da atividade física em populações específicas e ...
O coeficiente de prevalência é igual ao resultado do coeficiente de incidência multiplicado pela duração média da doença (LILIENFELD e LILIENFELD, 1980).
Titulo: Coeficiente de prevalência. Definição: Mede a prevalência de uma doença em uma população em um determinado período, independente do fato de serem casos novos ou antigos.
Letalidade: é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença.