Quais os cuidados essenciais para manter o baço saudável?
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
Quais os sintomas
A cintilografia usa partículas levemente radioativas para avaliar o tamanho e a função do baço e para determinar se esse órgão está acumulando ou destruindo grandes quantidades de células do sangue. Os exames de sangue revelam uma queda do número de eritrócitos, de leucócitos e de plaquetas.
Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.
Uma das formas mais conhecidas de palpar o baço é pela posição de Schuster. O paciente deve estar posicionado em decúbito lateral direito com o membro inferior esquerdo fletido a 90° e o joelho serve como ponto de apoio sobre a mesa do exame, garantindo equilíbrio ao paciente.
Como já comentamos, o hematologista é o médico que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço.
9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim. 11h às 13h - O coração é o centro dos cuidados - são aliados o gengibre, a melissa, o cidrozinho, malva, sálvia e cânfora.
Dente-de-leão, chá verde ou chapéu-de-couro são algumas plantas medicinais com propriedades diuréticas que podem ser usadas na preparação de chás que aumentam a produção de urina e reduzem a retenção hídrica, diminuindo assim o inchaço do corpo.
Para limpar e expelir as toxinas do corpo, o baço precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente. São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções deste órgão, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.
A partir da relação entre sabores, alimentos e órgãos, pode-se concluir que, para fortalecer ou tonificar um órgão, deve-se consumir alimentos associados. Por exemplo, para tonificar o Baço, deve-se consumir preferencialmente arroz, abóbora, carne bovina, amêndoas e inhame.
A deficiência de Qi no Baço-Pâncreas se apresenta como lábios pálidos e rachados e boca continuamente aberta. Uma forte preferência por sabores doces também indica desarmonia no Baço-Pâncreas. O Qi do Baço-Pâncreas saudável produz Sangue suficiente e permite que ele circule pelo corpo e permaneça em seus vasos.
É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim. Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.
cenoura; -Frutas secas como damasco e abacaxi; -Nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, abóbora e gergelim, castanhas cruas, amendoim cru; – Feijões de todos os tipos, temperar com sementes levemente torradas e moídas, como cominho, coentro, mostarda, bem como ervas aromáticas, cebola, alho e gengibre.
Grandes quantidades de café (seis a oito xícaras por dia) secam os líquidos e danificam o Yin do Rim com o tempo. Fortalecer e enriquecer o o Yin do Rim e aquecer o Yang do Rim com alimentos adequados complementa todo o Yin e o Yang do corpo.
Todos os alimentos que podem enfraquecer o Yang do corpo, por exemplo, alimentos de natureza térmica fria ou gelada, como alimentos crus, saladas, frutas frias, laticínios, bebidas frias. Recomendado: Sabores picante-quente e picante-morno que fortalecem o elemento metal para suplementar e apoiar o Qi de defesa.
A deficiência de Yin é um distúrbio mais profundo do corpo e pode afetar cada um dos Órgãos e Vísceras. As síndromes vistas com frequência na prática são as deficiências de Yin do Fígado, do Coração, do Pulmão e do Rim. A deficiência de Yin pode danificar a substância dos Órgãos envolvidos.
O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang. O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro.
Segundo a Medicina Chinesa, os Rins são o centro do Yin e do Yang do corpo, a origem da vida. Os Rins contêm o Yin essencial (real) e o Yang essencial. Nos Rins se armazenam os nutrientes que levam à cabo as funções fisiológicas do corpo humano.
Apesar de ser conhecido como Energia, o Qi é um termo chinês mais amplo e abrangente, que é de difícil tradução para as línguas ocidentais. Ela é a fonte de todos os processos da vida no Universo e surge entre os pólos do Yin e do Yang. O Qi é a fonte de todo movimento no Universo.
Xue significa “sangue” e segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que possui uma conotação diferente da ocidental, ele não pode ser separado do Qi, que é quem o move. O Sangue possui a função de nutrir e umedecer o organismo, além de dar origem e suporte à Mente (Shen).
Jing (精) (pinyin: jīng) é um termo chinês geralmente traduzido como "essência". Pode ser empregado como uma referência específica à essência dos rins ou à energia manifesta no sêmen e nos processos relacionados à ovulação e à menstruação.
Ki (romanização do hiragana き ou katakana キ) é um dos kana japoneses que representam um mora. No sistema moderno da ordem alfabética japonesa (Gojūon), ele ocupa a 7ª posição do alfabeto, entre Ka e Ku. O caractere pode ser combinado a um dakuten, para formar o ぎ em hiragana, ギ em katakana e gi em romaji.
Como alcançar o Ki
“Chi” é o nome desta energia vital, também conhecida como essência da vida. Chi é o equilíbrio entre o Yin e o Yang, a energia que flui como água e sopra como vento, que não se aprisiona.