Tratamento fisioterapêutico voltado para as disfunções relacionadas a articulação temporomandibular, bem como as dores relacionadas com a face. A ATM, a coluna cervical e as articulações entre os demtres relacionam-se intimamente em suas funções.
Relaxar: respirar fundo e tentar se acalmar ajuda a controlar o ciclo de dor causado pelo travamento dos músculos mastigatórios; Utilizar bolsas de água quente nas laterais da boca: um cuidado comum em torno do que fazer quando a mandíbula trava é usar o calor. Ele pode ajudar a relaxar os músculos da região.
Na maioria dos casos, a mandíbula travada está relacionada com problemas na articulação temporomandibular, conhecida como ATM. O disco articular dessa área pode entrar em descompasso e se deslocar, o que resulta no incômodo e travamento em situações mais sérias.
Interessante quando um sinal pode ter vários problemas envolvidos. Assim é com o trismo. A Academia Americana de Dor Orofacial define trismo como mioespasmo dos músculos da mastigação que causa especificamente abertura bucal limitada.
Vale destacar que uma abertura de boca maior que 3 centímetros é considerável normal, o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos. No trismo as aberturas ficam menores que 2,5 centímetros, o que leva a dificuldades na alimentação, fala e higiene oral adequada.
Trismo é uma aumento de volume local devido ao edema (inchaço) da cirurgia. Geralmente trato com corticoide por 3 dias e compressa quente.
Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.
O trismo pode ser causado por danos nos músculos e/ou nos nervos responsáveis pela abertura e fechamento da boca para a mastigação e pode ser intra-articular ou extra-articular. Dentre outras, as causas intra-articulares do trismo podem envolver: Desarranjo interno ou luxação da articulação temporomandibular.
Segundo o especialista, as medicações e o repouso são os melhores agentes de tratamento para o trismo. O dentista poderá receitar remédios anti-inflamatórios, relaxantes musculares e compressas quentes com o objetivo de relaxar a musculatura da face e recuperar movimento de abertura da boca.
Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.
Como evitar o ranger dos dentes sem usar placa protetora bucal
Massagem Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.