A artrose lombar é a degeneração das articulações entre as vértebras lombares, causada principalmente pela manutenção de uma postura inadequada por longos períodos de tempo e de forma crônica.
De acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde, a artrose é a responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a ...
Sentir dores nas regiões da coluna, joelho ou quadril durante a prática das atividades diárias, dificuldade para movimentar a articulação e crepitação articular durante o movimento atrapalha o andamento da rotina normal de qualquer pessoa.
Estudos demonstram que um programa contínuo de exercícios com ênfase no fortalecimento dos músculos do abdômen e extensores da coluna reduzem o quadro de dor lombar e melhoram a qualidade de vida do paciente.
Segundo os resultados do estudo, publicados na edição deste mês do periódico Clinical Rehabilitation, uma rotina de 20 a 40 minutos de caminhada durante três vezes na semana já é suficiente para fortelecer a musculatura e atenuar o problema.