Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos.
Talvez algumas pessoas não saibam, mas os primeiros habitantes do Brasil não foram os portugueses, no período de sua exploração em 1500. ... Esses habitantes receberam o nome de índios porque ao chegar ao Brasil, os portugueses acreditavam que tinham chegado As Índias.
Os principais impactos causados pela chegada dos portugueses ao Brasil foram, entre outros, a morte de milhões de indígenas, a exploração acelerada dos recursos naturais, a povoação do território com colonos europeus e o estabelecimento de rotas de comércio internacional, inaugurando o capitalismo comercial.
Resposta. Resposta: Nem todos os brancos que chegavam do mar era portugueses, e os povos que viviam nas cercanias do litoral logo aprenderam a distingui-los. Os portugueses insistiam com os reis e notáveis do litoral que não transacionassem com os outros europeus, por eles qualificados como piratas.
Os portugueses procuraram dominar cada vez mais territórios no Brasil para que o seu projeto colonial pudesse ser bem-sucedido, já que os novos territórios poderiam representar novas riquezas (como o ouro, encontrado na região de Minas Gerais).
A exploração atlântica foi realizada por Portugal, porque o país reuniu todas as condições para lançar-se nesse empreendimento. Os portugueses tinham um país politicamente centralizado, com uma monarquia estável, desde o final do século XIV, e um território unificado, desde o século XIII.
Resposta. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.