Nabucodonosor sonhou com uma grande estátua, a cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés eram parte de ferro e parte de barro. Enquanto admirava a estátua uma grande pedra veio do alto e acertou os pés da estátua que acabou sendo totalmente destruída.
Babilónia
104 metros
(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.
Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.
Os caldeus eram um povo semita cuja história leva a crer que se estabeleceu na baixa Mesopotâmia durante o primeiro milênio antes de cristo e que, posteriormente, ocupou a cidade da Babilônia, que estava sob o controle dos assírios. Esse povo foi o grande responsável pela derrota do Império Assírio.
Sob seu governo foram produzidas diversas obras urbanas desde ruas, jardins, muralhas, templos, palácios, dos quais se destacam os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Além disso, eles foram pioneiros nos estudos sobre astrologia e astronomia e ainda, no avanço dos estudos da matemática.
Os caldeus eram povos semitas do sul da Mesopotâmia que habitavam na margem oriental do rio Eufrates. Eles iniciaram seu domínio expansionista após a invasão à cidade de Nínive, que era dominada pelos belicistas assírios, em 612 a.C. ... A partir de então, surgia o Segundo Império Babilônico, erguido pelos caldeus.
Os caldeus eram politeístas, com culto a diversos deuses que estavam relacionados a figuras de animais e à natureza. Durante o período de ocupação dos caldeus, um mosaico de Ishtar, a deusa do amor, simbolizava a proteção da capital.
A principal atividade econômica dos Caldeus era a agricultura. Os povos conquistados pelos por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades. O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor II.
Os caldeus correspondem a um dos povos da antiguidade que ocuparam a região sul da Mesopotâmia, conhecida como Caldeia, local que atualmente é o território onde estão localizados o Iraque, Síria e Turquia.
O neoaramaico caldeu é escrito numa versão da escrita siríaca, madenhaya, que também é usada para a língua siríaca clássica.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
A cidade-estado é a cidade na qual o seu governo é independente das outras cidades que formam a civilização ou o império. A cidade-estado foi sim a única forma de organização dos povos mesopotâmicos, e por isso eram independentes dos outros, também pelos rios que a envolviam.
Iraque
Os amoritas, amorritas ou amorreus, (também chamados de antigos babilônios), povos semitas vindos do deserto sírio-árabe, haviam se estabelecido na cidade da Babilônia, que, com o tempo, converteu-se em importante centro comercial, devido a sua localização privilegiada.
Pouco se sabe da religião dos amoritas, mas é possível supor que eles tenham adotado muito da religião suméria, povo com o qual conviveram durante muito tempo. Seu deus principal, criador dos homens era Marduk e os cultos eram dirigidos por sacerdotes.
- Antes de se estabelecerem na Mesopotâmia, eram um povo nômade, que vivia, principalmente, da criação de gado. - Eram extremamente guerreiros, por isso conseguiram êxito nas conquistas militares. - Sua principal cidade era Babilônia, que se transformou na capital do Império Amorita.
Clique aqui para abrir o player de áudio. Apesar de tomar a cidade dos antigos povos sumérios e arcadianos, que desenvolveram suas próprias culturas, os amoritas adotaram a mesma escrita, arte, literatura e sistema de educação, apesar de manterem seu idioma de origem semita. ...