EQST

O Que A Temperabilidade De Um Aço?

O que é a Temperabilidade de um aço?

A temperabilidade de um aço pode ser entendida como a capacidade de endurecimento ou a capacidade que o aço possui de obter estrutura martensítica (Figuras 38 e 39) a uma elevada profundidade sob determinadas condições de resfriamento, conforme já visto no item 2.1.1.

Como pode ser determinada a Temperabilidade?

Temperabilidade é a propriedade que determina a profundidade e distribuição de dureza induzida pela têmpera (MELLOY, 1977a). Temperabilidade é medida pela profundidade na qual se pode obter uma microestrutura de 50% de martensita e uma dureza correspondente a ela para o teor de carbono do aço (CHUEN, 1979).

O que vem a ser a Temperabilidade de um aço qual ensaio é utilizado para se determinar esta propriedade do material?

O ensaio Jominy de temperabilidade destina-se ao teste da temperabilidade de aços. O ensaio consiste em um corpo de prova padronizado de aço a ser testado, sendo aquecido para a temperatura de têmpera e resfriado bruscamente em uma face frontal, em um dispositivo, por meio de um jato d'água ascendente.

O que é a martensita?

Na fabricação do aço, martensita é uma fase metaestável composta por ferro que está supersaturada com carbono e que é o produto de uma transformação sem difusão (atérmica) da austenita.

Qual a finalidade de um ensaio de Temperabilidade?

O ensaio Jominy de temperabilidade destina-se ao teste da temperabilidade de aços. ... Quando analisados os resultados as curvas do ensaio Jominy para um determinado material pode-se verificar que existe uma faixa de dureza. Essa faixa é devido a dispersão dos resultados dos ensaios executados para a realização da norma.

O que é Endurecibilidade?

A capacidade de um aço de ser endurecido por resfriamento é denominada endurecibilidade ou temperabilidade.

O que torna a martensita dura explique sua resposta?

A dureza da martensita depende do teor de carbono e dos elementos de liga do aço, sendo que um maior teor de carbono resultará em uma martensita de maior dureza. ... Maiores teores de elementos de certos liga resultam em maior temperabilidade.

Por que a martensita é dura e frágil?

A martensita é dura, resistente e frágil porque não possui estrutura cúbica (é tetragonal) e todo o C permanece em solução sólida. Quanto maior a % de C, maior será a dureza da martensita. Em branco – austenita retida Austenita que não se transformou no processo de resfriamento rápido.

O que é uma ótima soldabilidade?

Um material com boa soldabilidade deve se apresentar, após a soldagem, sem concentração excessiva de tensões internas e com boas propriedades mecânicas de tenacidade e ductilidade.

O que é soldabilidade explique e exemplifique?

Soldabilidade é a facilidade que os metais ou outros materiais têm de se unirem por meio da soldagem e de formarem uma série contínua e sólida, sem alterar as propriedades mecânicas dos materiais originais. A composição química é o fator que mais afeta a soldabilidade dos materiais.

Qual o objetivo do ensaio Jominy?

O ensaio Jominy de temperabilidade destina-se ao teste da temperabilidade de aços. ... Quando analisados os resultados as curvas do ensaio Jominy para um determinado material pode-se verificar que existe uma faixa de dureza. Essa faixa é devido a dispersão dos resultados dos ensaios executados para a realização da norma.

Qual o objetivo de realizar o ensaio Jominy?

O ensaio Jominy, em metalurgia, é designado para avaliar a temperabilidade de um aço, ou seja, a capacidade de se obter martensita por tratamento térmico de têmpera.