EQST

O Que A Reestenose?

O que é a reestenose?

A reestenose é a recorrência da estenose, um estreitamento de um vaso sanguíneo, levando à redução do lúmen, restringindo assim o fluxo sanguíneo.

Pode haver rejeição do stent?

Quando implantado um Stent cardíaco, é necessário tomar alguma medicação para evitar uma possível rejeição? Em primeiro lugar queria deixar bem claro que não se tem conhecimento de nenhum caso documentado de rejeição aos stents. Os problemas com os stents são basicamente dois: trombose e reestenose.

Quando o stent sai do lugar?

Quando coloca um stent, se fizer um esforço grande ou uma corrida ele se desloca do lugar e a pessoa pode morrer? Não, não se desloca. Há situações descritas na literatura, mas são complicações raras, graves, sem relação com exercício físico.

Como é a cirurgia para colocação de stent?

“A prótese é inserida em uma artéria periférica, pode ser na perna ou no braço, com ajuda de um cateter balão, que é guiado até o local obstruído. Ali, o balão infla expandindo o vaso sanguíneo. Em segundos a área fica dilatada e o stent é colocado, para que o fluxo sanguíneo se normalize”, explica Sandra.

Como é feito a colocação de stent?

Quando colocado na artéria, o pequeno tubo metálico – feito de liga de aço e cobalto -, se expande para restaurar o fluxo sanguíneo e permitir que o coração volte a receber oxigênio normalmente. A prótese pode ser inserida através de uma artéria periférica, da perna ou do braço, com a ajuda de um cateter balão.

Porque colocar stent no coração?

Um stent é um pequeno e expansível tubo tipo “malha”, feito de metal como aço inoxidável ou liga de cobalto. Os stents são utilizados para restaurarem o fluxo sanguíneo na artéria coronária e trazerem um ritmo quase normal.

Quantos stents podem ser colocados no coração?

- Isso dependerá do número vasos doentes, de sua localização, da função ventricular. Em média, em pacientes com doença arterial coronária difusa, são usados cerca de três stents - comenta o médico cuida de um paciente com 19 stents.

Quem colocou stent é cardiopata?

A colocação de um stent não permite concluir que há uma cardiopatia grave. Assim, a angioplastia para colocação de stent não dá margem para tal conclusão. Isso se dá porque, muitas vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, mesmo após a colocação do stent.

Quem tem prótese metálica pode fazer ressonância?

Calma, já vamos explicar! Pessoas com próteses metálicas podem realizar a RM sem problemas, no entanto, a qualidade da imagem pode ser afetada dependendo da localização da prótese.

Quem tem cateter pode fazer ressonância magnética?

Alguns cateteres não podem ser expostos a ressonância pois podem se deslocar durante o procedimento, mas hoje em dia temos opções sem restrição a ressonância magnética.