Na divulgação científica, o foco é da ciência. Divulgadores da ciência, de cientistas à jornalistas, possuem a responsabilidade de transformar um conteúdo científico e de linguagem específica em um conteúdo que possa ser consumido e entendido por pessoas de fora daquele campo de conhecimento.
Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, ...
É uma característica do gênero de divulgação científica (A) o uso do verbo na terceira pessoa para marcar impessoalidade. (B) o emprego da linguagem formal para aproximar-se do leitor. (C) a presença de uma moral em defesa dos bons costumes. (D) a utilização de figuras de linguagem como ambiguidade.
A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
Unidade, coerência, ênfase e clareza na forma de se expressar são elementos essenciais no texto. Recursos como imagens, gráficos, estatísticas, e tabelas são considerados ilustrativos. Podem ser distribuídos generosamente com as devidas fontes citadas nas notas de rodapé.
Resposta. São exemplos de assuntos que podem ser abordados por artigos de divulgação científica: pesquisas científicas, temas científicos, temas tecnológicos, temas espaciais, conhecimentos de estudos de casos, entre diversos outros.
A Carta Aberta é um modelo de carta (texto epistolar) que tem como principal característica informar, instruir, alertar, protestar, reivindicar ou argumentar sobre determinado assunto.
Resposta. Pode ser abordado o tema científico, tecnológico, etc... também depende do tema abordado, do emissor ( autor do texto), do público ao qual é destinado ( receptores) e do suporte que será divulgado ( revista, jornal, televisão, internet).
Resposta. O público é visto como dado, pronto, acabado, e não como elemento produzido no interior do próprio discurso da divulgação científica. Sendo assim, o público é pensado como objeto de um predicado científico, do qual o sujeito é o cientista.
Estrutura do artigo científico
Elementos necessários pra se estruturar um artigo científico e são os dados que identificam o artigo e o seu autor ou autores:
Como publicar um artigo científico?
Confira os passos para fazer um artigo:
Ao contrário do que possa parecer, a publicação em acesso aberto não tem custo zero, embora se proponha como mais econômica que às financiadas por assinaturas. Existem hoje vários modelos econômicos para tornar o AA viável e sustentável para os publicadores não comerciais e lucrativos no caso das editoras comerciais.
Então, para começo de conversa, é preciso entender que um artigo é um trabalho acadêmico científico cujo resultado serve de instrumento para expor uma pesquisa.
A redação do artigo científico
O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Escolha os principais conceitos e definições para guiar o seu leitor ao decorrer do texto. Com uma visão geral sobre o tema e com os principais pontos do texto em mente, você será capaz de elaborar um roteiro para dar início a sua revisão.
Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12pt para os títulos e texto, 10pt para citações diretas longas e notas de rodapé. Artigos dispensam folha de rosto ou capa.
Um artigo científico nas normas ABNT segue a mesma divisão estrutural que os demais documentos acadêmicos....Esses elementos são constituídos de: