Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Manter uma dieta com alimentos ricos em ferro é o principal método para evitar a deficiência do nutriente. Existem dois tipos de ferro encontrados nos alimentos: o heme, que é melhor aproveitado pelo organismo, e o não heme, que tem a absorção dependente de alguns fatores, como ingestão (na mesma refeição) de alimentos riscos em vitaminas C e A.
A anemia pode causar sintomas como cansaço, sonolência, palidez e fraqueza. Para saber o risco de estar com anemia, assinale os sintomas que está apresentando no teste a abaixo:
Quando há falta de ferro no organismo, muitas partes do corpo são afetadas. Para evitar maiores problemas, caso você tenha algum dos sintomas abaixo, consulte seu médico para pedir exames detalhados da quantidade de ferro no corpo.
DOENÇA CELÍACA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A anemia normalmente é causada por deficiências de nutrientes e vitaminas, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, mas também pode acontecer devido a aplasia medular, doença inflamatória intestinal e câncer de cólon.
Outro caso muito comum é de pessoas vegetarianas, que deixam de comer carnes, frango e ovos, que são ricos em ferro e não trocam por outro alimento que também é rico desse mineral.
Para aliviar os sintomas de falta de ferro é importante aumentar o consumo de alimentos ricos nesse mineral, como por exemplo carne vermelha, ovo, atum, sementes de abóbora e girassol, banana, brócolis e espinafre, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em ferro.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A ingestão do ferro encontrado em uma dieta normal pode não ser suficiente para repor o ferro perdido nesses casos. Por isso, a maioria das pessoas com deficiência precisa tomar suplementos via oral.
Uma dieta rica em ferro é o prato tipicamente brasileiro de arroz com feijão ou lentilhas. Crianças que consomem este tipo de cardápio diariamente dificilmente enfrentarão casos de anemia ou deficiência de ferro no organismo. Além disso, a ingestão de vitamina C também será de grande ajuda, pois ela facilitará a absorção do ferro. Como recomendação geral, aconselha-se a ingestão dos alimentos ricos em ferro como a carne vermelha, frutas secas, cereais enriquecidos, vegetais verdes e etc.
Além disso, também é comum surgirem outros como diarreia com sangue, dor no abdome e perda de peso. Saiba outros sintomas da doença inflamatória intestinal.
O ferro é distribuído em pools metabólicos ativos e de depósito. A reserva de ferro é cerca de 3,5 g nos homens saudáveis e 2,5 g nas mulheres saudáveis; a diferença está relacionada com o tamanho menor do corpo das mulheres e com a escassez de reserva de ferro por causa da perda de ferro durante a menstruação. A distribuição do ferro corporal é
Sentir-se cansado pode ser um dos sintomas mais comuns da falta de ferro, mas também o mais difícil de detectar, já que podemos nos sentir cansados por inúmeros motivos. No entanto, quando o cansaço estiver acompanhado de irritabilidade, fraqueza e dificuldade para se concentrar, verifique se não é o caso de você procurar um médico.
Além disso, é necessário realizar exames de sangue que avaliem os níveis circulantes desse mineral, como a dosagem de ferro sérico, além da dosagem de ferritina, que é a proteína armazenadora de ferro, e transferrina, que é a proteína responsável pelo transporte de ferro para os tecidos.
Embora seja raro, o câncer de cólon pode causar anemia e outros sintomas, como sangue nas fezes, dor no abdome, prisão de ventre ou diarreia e perda de peso, especialmente nos estágios mais avançados. Conheça mais sintomas do câncer de cólon.
Antigamente era muito comum, ao menos em lugares mais interioranos ou remotos, observar o estranho fato da ingestão de terra por parte de algumas crianças. Embora já se saiba que este hábito pode estar associado a fatores psicológicos, é de comum acordo na medicina que isso também pode significar falta de ferro no organismo da criança. Mesmo que seja um mero exemplo da percepção clara da falta de ferro, é importante que tenhamos em mente todos os sinais desta deficiência no organismo, uma vez que os riscos são consideráveis.
Vale lembrar que o ferro causa problemas por conta da baixa ingestão e também se ingerido em excesso. A sobrecarga de ferro pode aumentar o risco de diabetes, ataque cardíaco, câncer, e prejudicar alguns órgãos como o fígado.
O que fazer: em caso de suspeita de deficiência de ferro, é importante consultar um clínico geral. O tratamento normalmente envolve o uso de suplementos de ferro e consumir mais alimentos ricos neste nutriente, como lentilha, salsa, feijão e carnes vermelhas.
Há ainda pessoas que têm dificuldade de absorver o ferro. Esse fator acontece quando há algum tipo de doença como a doença celíaca ou cirurgias que afetam o intestino e interferem na absorção do mineral. Mesmo que se coma a quantidade ideal diária, a absorção de ferro é prejudicada.