EQST

O Que A Biodiversidade Do Cerrado?

O que é a biodiversidade do Cerrado?

O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves (MMA, 2002). Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas.

Qual a importância do Cerrado para a biodiversidade?

Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas, das quais 34,9% (4.208) são endêmicas¹.

Como é a diversidade de espécies do Cerrado?

A biodiversidade do Cerrado é tão grande que se assemelha a formações florestais densas. 837 espécies de aves vivem no cerrado, sendo 29 endêmicas. Das 194 espécies da macrofauna, 14 são endêmicas. Mais de 14 mil espécies de insetos vivem no cerrado, representando cerca de 47% da diversidade de insetos do Brasil.

Quais são as principais ameaças à biodiversidade do Cerrado?

Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).

Qual a importância do bioma Cerrado é porque conservar?

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.

Como se define o Cerrado?

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.

Qual é a importância da preservação do Cerrado?

O Cerrado é considerado o “berço das águas” no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas, elementos necessários para garantir água para o país. ... “O Cerrado abriga as nascentes de oito das principais bacias hidrográficas do país.

Como são as plantas do Cerrado?

A vegetação do cerrado é constituída por tipos de plantas chamadas tropófilas e caducifólias, ou seja, aquelas que se adaptam às variações de umidade segundo o tipo de clima (seco ou chuvoso) e que as folhas caem no período de estiagem. As plantas em geral são de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas.

Quais são as principais ameaças do Pampa?

Preocupa os pesquisadores a destruição dos Campos Sulinos, ocasionada principalmente pela expansão desenfreada da agricultura, especialmente da soja, e da silvicultura, principalmente de eucaliptos. Segundo Pillar, resta apenas 40% do Bioma Pampa – um dos mais altos níveis de degradação de biomas.

Quais são as principais ameaças que atingem o Pantanal?

São elas: desmatamento, erosões e sedimentação por manejo inadequado de terras para agropecuária; crescimento urbano e populacional associada a obras de infraestrutura, como rodovias, barragens, portos, hidrovias e barramentos hidrelétricos podem alterar o regime hídrico natural do Pantanal.

Qual a importância da conservação e manutenção dos biomas brasileiros?

Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provém deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo deve haver inclusive equilíbrio entre eles.

Em que região se encontra o Cerrado?

Viu como é grande? O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.