O sangue vivo nas fezes pode ser um sinal de algum problema nas regiões do intestino ou ânus. Nesse caso, como o sangue não passou pelo processo de digestão no estômago, a cor não muda e fica bem aparente em volta ou com pequenos risquinhos nas fezes.
Principais sintomas
O tratamento para sangue vermelho vivo nas fezes consiste em:
Perda de sangue nas fezes, alteração persistente dos hábitos de funcionamento do intestino com prisão de ventre ou então diarreia, dores abdominais frequentes, sensação de que o intestino não esvazia, perda de peso e cansaço sem razão aparente.
Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta. Veja também: A importância da colonoscopia na prevenção do câncer de cólon.
Considera-se hábito intestinal normal no máximo três evacuações por dia e, havendo tendência à obstipação, uma evacuação em dias alternados. A frequência das evacuações respeita aspectos de ordem absolutamente pessoal e tem relação direta com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
A presença de fezes amarelas é uma alteração relativamente comum, mas que pode acontecer devido a vários tipos de problemas diferentes, desde uma infecção intestinal até a uma dieta rica em gorduras.
Os sais biliares são liberados em suas fezes por seu fígado, deixando as fezes de cor marrom. Se o fígado não está produzindo bile suficiente, ou se o fluxo da bile é bloqueado, suas fezes serão pálidas. Fezes claras de vez em quando pode não ser um motivo de preocupação.
O muco é uma substância que ajuda as fezes a se movimentarem pelo intestino e que pode estar presente sem indicar algum problema, especialmente quando está em pouca quantidade. Já o pus normalmente só aparece associado a algum tipo de infecção intestinal, apresentando uma coloração esbranquiçada.
O muco nas fezes pode ocorrer nas infecções intestinais, normalmente acompanhadas de diarreia. Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, bem como o câncer, costumam produzir muco, que pode vir com sangue e dores abdominais.
O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.
Ação esperada de Transpulmin Transpulmin xarope é um expectorante que ajuda na eliminação do catarro em tosses produtivas. A guaifenesina fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
"Se for o nosso que é engolido não faz mal para a saúde. Muitas vezes fazemos isso sem perceber e, na maioria das vezes, o catarro e o que tem nele é destruído no estômago, ou no intestino.
1. Xarope de cebola e alho. O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.
Xaropes para tosse com catarro