O seu filho com dois meses tem, de facto, uma cabeça grande com uma circunferência de cerca de 40 cm. O termo médico para esta situação é macrocefalia, o que simplesmente quer dizer "cabeça grande". Em alguns bebés, esta é uma situação completamente normal e pode ter muitas causas.
O tratamento proposto depende basicamente de 3 fatores: a idade do bebê, a gravidade da assimetria e a resposta que o bebê está tendo as intervenções (reposicionamento, fisioterapia, etc.). Pode-se recomendar desde fisioterapia até a colocação de órteses cranianas (os conhecidos “capacetes”).
“A assimetria é sempre causada por um apoio excessivo numa mesma região da cabeça, em uma fase em que a cabeça do bebê cresce muito rápido”, conta Gerd Schreen, médico especialista em assimetria craniana, da clínica Heads. Esta fase compreende desde a gestação até por volta de um ano e meio de idade.
Vale ressaltar que todos temos algum grau de assimetria, o que é absolutamente normal, mas é fácil de enxergar aquelas condições que começam a chamar a atenção.
Quando o bebê estiver acordado e deitado junto com você, deixar em outras posições como de bruço, conhecido como tummy time. Isso ajuda a alternar o apoio da cabeça, bem como a desenvolver a musculatura do pescoço e ombro. Use sling ou canguru como alternativa para não ficar deitado o dia todo.
- Quando o bebê estiver no colo, segure-o na posição vertical, com a cabeça apoiada em seu braço ou ombro. E não esqueça de alternar a posição na hora de amamentar. Na maioria dos casos, o reposicionamento é suficiente para evitar a plagiocefalia posicional.
O fato de um bebê ter a cabeça achatada não é um motivo de preocupação, pois a braquicefalia quase nunca é uma doença, mas uma condição que se corrige com o tempo. Uma das maneiras de prevenir a braquicefalia é mudar frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.
No caso da braquicefalia, o tratamento conservador é feito com a ajuda de um capacete ortopédico, conhecido também como órtese craniana, que ajuda a facilitar a simetria do crânio de um bebê.
A braquicefalia é a fusão prematura das suturas coronais (fontanelas) ou de deformação externa (plagiocefalia), que geralmente acontece naqueles bebês que são postos para dormir de costas, no sentido de evitar as mortes súbitas no berço.
A braquicefalia resulta da fusão prematura das suturas coronais (fontanelas ) ou de deformação externa (plagiocefalia ), que geralmente acontece naqueles bebês que são postos a dormir de costas , no sentido de evitar as mortes súbitas no berço.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos 32 centímetros.
Devido a epidemia de Zika Vírus e microcefalia, o Ministério da Saúde mudou novamente, seguindo recomendação da OMS, o critério para considerar bebês com microcefalia. A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.
… RN a Adulto
Passe uma fita métrica no meio da testa, seguindo acima da orelha dois dedos, até completar a volta inteira. O Tamanho pode variar entre 54 cm até 62 cm. Se a medição ficar entre dois números, escolha o número maior. Por exemplo, 57.
Cefalópodes têm os maiores cérebros entre os invertebrados. O cérebro do polvo, em particular, é altamente desenvolvido, comparável em complexidade com os cérebros de alguns vertebrados.