Como Utilizar A Gamificaço Na Educaço?

Como utilizar a gamificaço na educaço

Um dos maiores desafios das escolas é atrair a atenção dos alunos no processo de aprendizagem. A gamificação na educação é uma alternativa que vem ganhando espaço entre as instituições para aumentar a participação e engajamento dos alunos nas salas de aula mundo afora.

Na prática, a gamificação na educação envolve o uso de elementos baseados em jogos, como competição entre pares, trabalho em equipe, tabelas de pontuação para impulsionar o engajamento, ajudar os alunos a assimilar novas informações e testar seus conhecimentos.

Isso é importante para que os jogadores compreendam os pontos que precisam ser melhorados em suas ações, como condição de conquistar o objetivo proposto pela dinâmica ― no caso da educação, aprender os conteúdos e conceitos corretamente.

As escolas parceiras do SAS contam com a Plataforma pedagógica Eureka!SAS: um ambiente gamificado e responsivo, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, capaz de potencializar o ensino! Além disso, ele oferece um relatório completo de desempenho sobre cada aluno, para gestores acompanharem a aprendizagem e desenvolverem planos de ação.

O que é gamificação?

O que é gamificação?

Com diferentes níveis baseados nas habilidades dos alunos, existe um sistema de recompensa por pontos para usuários que concluírem tarefas dentro do prazo, ganhando alguns benefícios como recompensa.

Os avatares são, na verdade, personagens. Se forem construídos em ambientes digitais, é possível explorar recursos tecnológicos, como desenhos 3D. Porém, podem ser trabalhados de maneira simples, utilizando papel e outros recursos mais artesanais. Essa estratégia auxilia na criatividade e autoconhecimento

Temos uma dica para você: a Wakke Fun é muito eficaz para estimular a criatividade dos alunos e a liberdade de ensino do professor. Crie desafios sobre diversos assuntos, em formatos como quiz, caça palavras, verdadeiro ou falso, entre outros. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets Android e iOS.

Quais são as vantagens de utilizar a gamificação na educação?

Divida a turma em grupos em que cada um tenha que realizar uma operação, a partir da exposição de situações, como ter uma quantidade de balas e precisar dividir com seus colegas. 

Desenvolver habilidades é uma experiência que gera satisfação e move a pessoa a sempre querer mais. Combinada com a superação de desafios, é o combustível perfeito para que a gamificação atinja seus objetivos.

Professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, colunista de Tecnologia para o site da NOVA ESCOLA, Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 50 no Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

Quais são os pilares da gamificação?

Quais são os pilares da gamificação?

Saber quais são as expectativas dos alunos também é uma etapa relevante para que o seu projeto de gamificação alcance os resultados pretendidos. Nesse contexto, o diálogo pode ser utilizado, por exemplo, para descobrir os tipos de premiações que são importantes para eles.

Ela é um dos importantes recursos das chamadas metodologias ativas educacionais e está se popularizando em salas de aula de todos os níveis educacionais.

Deixe aqui seu comentário

Leia também: 8 dicas para aumentar a motivação para alunos

Veja as grandes competições universitárias nacionais e internacionais, como as Olimpíadas de Empreendedorismo Universitário da UFG (Universidade Federal de Goiás), a Brightest Minds Competition e a Moot Madrid: todas oferecem prêmios em dinheiro ou a possibilidade de participar de programas de capacitação profissional e pós-graduação.

Endereço:

O jogo desperta a curiosidade, pois possibilita a interação com o desconhecido. Tal qual nos filmes ou videogames, você nunca sabe o final. Essa sensação de desvendar enigmas, cumprir tarefas e raciocinar sobre qual é o melhor caminho a seguir na missão favorece a curiosidade dos alunos.

Independente do formato e modelo da atividade, essa prática é uma ótima aliada para o ensino-aprendizagem. A gamificação tem o poder de superar  o desinteresse dos estudantes em sala de aula.

Isso pode ser feito por meio de medalhas de honra, “moedas” que podem ser trocadas por bônus, linhas de experiências, avanço nos rankings dos melhores jogadores, entre outras recompensas.

Exemplo prático de gamificação

Não importa a idade: os jogos funcionam. Seja para aprender as primeiras letras, seja para resolver questões complexas do vestibular, a gamificação é bem-vinda e traz resultados surpreendentes para os alunos.

Outro passo importante antes de inserir a gamificação no sistema de ensino é identificar as turmas e as idades dos alunos que vão ter contato com o material. Isso acontece porque é preciso fazer uma adequação de linguagens e do formato de comunicação para cada fase escolar.

Por causa dos recursos engajadores de games e storytelling, que tanto intrigam crianças e adultos, é natural que essa estratégia seja tão efetiva nos materiais de aprendizagem.

Como a pirâmide de aprendizagem se relaciona com a gamificação na educação?

Como a pirâmide de aprendizagem se relaciona com a gamificação na educação?

Ou seja, a gamificação na sala de aula oferece um ambiente motivador e desafiador para o aluno, e é usada, justamente, para fazer frente a um sério problema que afeta as escolas hoje em dia: a evasão escolar. 

Além disso, a gamificação promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais — as situações-problema propostas nos jogos trabalham o raciocínio lógico e analítico dos estudantes, de modo que eles se tornam capazes de tomar decisões mais ágeis e trabalhar melhor em equipe.

Como utilizar a gamificação na educação infantil?

Uma boa ideia para aplicar gamification na educação é transformar a aula em um grande jogo. Nesse contexto, podem-se atribuir notas às atividades. Assim, a nota final depende de quantos pontos o aluno conseguir acumular durante o período.

Como a gamificação pode ajudar no aprendizado?

Melhor desempenho com a gamificação na educação Eles aprendem mais rápido, aproveitam o conteúdo, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e consertar erros na mesma hora. Por tudo isso, a gamificação na educação é uma forma inovadora de estimular o aprendizado dos estudantes.

Como incluir a gamificação na educação?

Para trazer as estratégias dos games para a sala de aula, o professor precisa encorajar os alunos a se envolver na tarefa. É necessário pensar em um sistema que promova recompensas e dificuldades crescentes de acordo com a progressão do aluno, liberando tarefas mais difíceis a cada objetivo conquistado.

Como a gamificação pode ser aplicada?

Como se aplica a gamificação? A implementação de jogos para a vida pode ser executada tanto em equipes no cumprimento de metas ou até mesmo em família. ... A Gamification, além de estimular o engajamento, tem como foco comprometer os indivíduos participantes e recompensá-los.

Como utilizar uma estratégia de gamificação em sala de aula?

Como usar a gamificação nas aulas?

  1. Medalhas, bottons, distintivos ou adesivos de motivação. ...
  2. Notas por meio de ludificação. ...
  3. Jogos de videogame nas aulas. ...
  4. Um pouco de competição. ...
  5. Jogos de tabuleiro. ...
  6. Lições de casa recreativas.

Como aplicar a gamificação?

  1. Ambientação. Crie um universo para seus usuários.
  2. Aprendizagem. Crie cursos, ministre e avalie.
  3. Recompensa. Engaje seus usuários através de recompensas.
  4. Progressão e Performance. Acompanhe o desempenho de seus usuários.
  5. Gestão e Inteligência de dados. Gerencie e analise tudo com precisão.

O que é gamificação e como ela pode ser usada nas empresas?

As ideias de gamificação nas empresas são estratégias de interação entre a marca e o público-alvo. Basicamente, esse recurso utiliza a mecânica dos games, por meio de uma plataforma de gamificação, para deixar um produto ou serviço tradicional mais atrativo.

O que é Gamificação nas organizações?

Basicamente, a gamificação (ou gamification, em inglês) é o uso de mecanismos dos jogos em outros contextos para alcançar resultados e objetivos específicos. Isso significa que uma ação de gamification não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si.

O que significa gamificação e quais são seus benefícios?

A gamificação cria um ambiente que permite que o estudante desenvolva muitas competências necessárias para a vida. Por meio dos jogos, os alunos aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis.

Quanto ao processo de Ensino-aprendizagem quais são os benefícios adquiridos pelos jogos?

Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. ... Além disso, essa estratégia também melhora o processo de assimilação dos estudantes, pois eles retêm com mais facilidade o conhecimento adquirido na atividade que utiliza os jogos.

O que é Gamificação no RH?

Para quem ainda não está familiarizado com a terminologia, é uma prática de gerar retorno, premiações e/ou benefícios para os usuários, clientes ou funcionários executando tarefas de acordo com o estipulado, um tipo de “passar de fase”.