EQST

Como Tratar Periodontite Na Gravidez?

Como tratar periodontite na gravidez?

O tratamento periodontal pode e deve ser realizado. Mas, deve ser feito de preferência no segundo trimestre da gravidez e com o consentimento do médico que acompanha a grávida. No terceiro trimestre da gravidez, também é possível realizar o procedimento.

Quais riscos da periodontite para a gestação?

Uma revisão de estudos das universidades Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de Elche, na Espanha, revelou que gestantes com periodontite (infecção que destrói a gengiva e até os ossos que dão suporte aos dentes) correm um risco duas vezes maior de passarem por um parto prematuro.

Como é a relação da gravidez é doença periodontal?

Na gestação, a mulher está mais predisposta a ter a doença periodontal, devido à alta concentração hormonal deste período. A gestante é exposta a altas concentrações de hormônios esteroides produzidos pela placenta, necessários para o bom desenvolvimento fetal.

Quem tem periodontite pode engravidar?

Pesquisa mostrou que mulheres com doenças periodontais demoram cerca de dois meses a mais para engravidar. Quando chega a hora de engravidar, muitas mulheres já agendam todos os exames ginecológicos recomendados para ter uma gestação tranquila.

Como tratar abscesso dentário na gravidez?

Na presença de inchaço ou abcesso, a aplicação de compressas frias ou gelo envolvido num pano para não queimar a pele e aplicar na parte externa da face.

Estou grávida e estou com gengivite?

Em caso de gengivite durante a gravidez, o mais recomendado é manter os bons hábitos de higiene bucal, escovando os dentes pelo menos 2 vezes por dia e com uma escova de cerdas macias, passar fio dental 1 vez por dia e utilizar um enxaguante bucal sem álcool depois de escovar os dentes.

Quais os riscos para o feto de uma gestante portadora de doença periodontal não controlada tratada?

gingivalis antes e durante a gravidez pode provocar efeitos deletérios sobre o desenvolvimento do feto, como malformação fetal, retardo de crescimento e até morte fetal.

Qual a principal relação entre parto prematuro e a doença periodontal?

Outros autores concluíram em uma metanálise que gestantes com doença periodontal têm 4,2 mais chances de desenvolver parto prematuro do que as gestantes saudáveis (4,2; IC 95%=2,6 a 6,9; p<0,005)28.

Quais consequências de processos infecciosos como doenças periodontais na evolução da gestação?

Devido ás recentes associações entre a reação inflama tória crônica da doença periodontal na gravidez e quadros clínicos de risco para a gestante e para o feto, como eclamp sia, parto prematuro, baixo peso e subdesenvolvimento fetal e estabelecimento de diabetes gestacional, entre outras con dições, destacamos a ...

Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?

A doença periodontal é altamente prevalente nos indivíduos diabéticos. Nesses indivíduos, o controle deficiente do biofilme dental pode favorecer a instalação da doença periodontal com maior severidade e velocidade de progressão do que aquela observada em indivíduos não diabéticos.

Porque grávida não pode arrancar dente?

O melhor período para realizar tal procedimento é o segundo trimestre. Evitar o primeiro trimestre por ser O período de formação do bebê, e o terceiro pois, a posição da cadeira pode ser desconfortável à gestante, além de que os anestésicos e medicamentos podem induzir um parto prematuro em determinadas situações.

O que alivia dor de dente em gestante?

Para aliviar a dor de dente na gravidez o que se pode fazer é:
  1. Usar anestésicos como Paracetamol ou Ibuprofeno de 8 em 8 horas. ...
  2. Fazer bochechos com água morna e sal ajudam a aliviar a dor, além de serem seguros para a gestante;
Mais itens...

É normal a gengiva crescer na gravidez?

Estas mudanças hormonais podem facilitar o crescimento de algumas bactérias que causam gengivite, tornando os tecidos da gengiva mais suscetíveis. A gengivite gravídica pode ocorrer a qualquer momento entre o segundo e o oitavo mês, mas geralmente é mais grave durante o segundo trimestre.

O que a hipertensão materna prolongada pode causar no feto?

A doença pode evoluir para eclâmpsia e comprometer a vida da mãe e do bebê. Pois, ela ocasiona lesões em órgãos como rins, fígado e até no sistema nervoso central. Ela pode, ainda, causar convulsões e inchaços, além de antecipar o parto, fazendo o bebê nascer prematuro.

Quando encaminhar a gestante para o alto risco?

Pacientes com suspeita de acretismo placentário, história de tromboembolismo prévio, hipertireoidismo, anemia grave, diabetes prévio à gestação, pré-eclâmpsia atual (após avaliação em emergência) ou histórico de pré-eclâmpsia em gestações anteriores, histórico ou incompetência istmo- cervical atual ou outras ...

O que causa Pericoronarite?

Pericoronarite - causas Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo; Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente; Trauma dos tecidos moles que recobrem, ainda que parcialmente, a coroa do dente, ou provocado pelo dente antagonista (maxilar oposto), ou pela própria mastigação.

Como é explicada a relação bidirecional entre diabetes e periodontite?

A base bioquímica, por meio da qual o diabetes está associado à maior severidade da doença periodontal, é decorrente do crescente acúmulo de produtos finais de glicosilação (AGEs) no plasma e nos tecidos. O nível de controle glicêmico do paciente está relacionado à presença e severidade da doença periodontal.

O que causa a perda de inserção periodontal?

A Bolsa Periodontal..... É uma extensão anormal do sulco gengival causada pela migração apical do epitélio juncional ao longo da raiz, causando perda de inserção devido ao processo patológico. O espaço do sulco gengival que antes era saudável tornou-se a bolsa periodontal.